domingo, 27 de janeiro de 2008

Vitamina C pode bloquear tumores cancerígenos, indica pesquisa

Da France Presse, em Washington
A vitamina C e outros antioxidantes podem impedir o desenvolvimento de certos tumores cancerígenos ao neutralizar uma proteína (HIF-1). É o que apontam os resultados de pesquisa da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos.
Alguns tipos de câncer de avanço rápido, como o de fígado, consomem tanta energia que queimam todo o oxigênio a sua volta, fazendo com que dependam exclusivamente de uma proteína denominada HIF-1 para sobreviver.
Essa proteína, descoberta há décadas por cientistas americanos, compensa a diminuição de oxigênio disponível nas células. Contudo, não consegue funcionar sem radicais livres, partes instáveis e muito reativas de uma molécula. Os antioxidantes, como a vitamina C, destroem os radicais livres e neutralizam o HIF-1, bloqueando o desenvolvimento do tumor.
Essa descoberta foi feita com ratos de laboratório com câncer induzido. A pesquisa foi coordenada pelo cientista Chi Dang, professor especialista em câncer.
Segundo Dang, as características anticancerígenas potenciais dos antioxidantes motivaram numerosos ensaios clínicos e estudos nas últimas décadas. "Descobrindo o mecanismo pelo qual atuam os antioxidantes, podemos maximizar os esforços terapêuticos", afirma ele.

Nenhum comentário: