quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Exame de mulher

Resumo
Exames preventivos e feitos regularmente, são necessários para evitar doenças e manter a saúde.
O procedimento é simples. A coleta do material para análise pode ser feita no consultório do ginecologista em poucos minutos. Para se ter uma idéia da importância do exame, basta lembrar que nos últimos 50 anos a incidência de câncer de colo de útero vem diminuindo.
E os especialistas creditam essa vitória à força preventiva do papanicolau e aos avanços nessa técnica de rastreamento da doença.
De modo simples, o exame é capaz de detectar alterações celulares que podem levar ao câncer. Descobertas e tratadas precocemente, essas alterações dificilmente evoluem para um tumor cancerígeno.
Para garantir esse fator de prevenção, a mulher precisa fazer esse exame com regularidade, explica a ginecologista Vânia Vendramini Braga, do Hospital e Maternidade São Camilo - Pompéia, em São Paulo.
Em geral, a recomendação é que esse exame seja feito uma vez a cada ano. Caso os resultados sejam negativos para qualquer alteração celular em dois anos consecutivos, a mulher pode passar a realizá-lo de dois em dois anos.
No consultório
Em geral, a coleta do material para análise é feita no próprio consultório do ginecologista como parte dos procedimentos do exame ginecológico completo.
Porém, ela também pode ser feita em laboratório, com hora marcada, dependendo da preferência do médico e da paciente. Independente do local, o procedimento é o mesmo.
O médico colhe o material com a ajuda de um aparelho chamado espéculo, conhecido também como bico de pato, que é introduzido na vagina e chega até o colo do útero. Ali, com a ajuda de uma espátula, colhe células que depois são colocadas em uma lâmina e irão para análise em uma laboratório.
Algumas mulheres sentem um pouco de desconforto, mas em poucos minutos tudo termina. Uma dica: quanto mais relaxada, menor será o desconforto.
Antes de fazer o exame, é preciso apenas observar algumas recomendações. Ele deve ser feito pelo menos uma semana antes da menstruação e é preciso estar três dias sem praticar relações sexuais.
Fonte: www.jnjbrasil.com.br/noticia.
Site cada Dia Net.

Nenhum comentário: