quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Roupas Justas e Saúde

Resumo
Especialistas dizem que peças muito apertadas podem prejudicar circulação e dão urticária.
Para os bebês:
A roupa apertada é con­tra-indicada por dez en­tre dez pediatras: sim­plesmente incomoda, limita os movimentos.
O princípio do guarda-roupa dos pequerruchos é conforto - e só. Depois que crescem, a causa é abandonada e aí os armários pas­sam a ser recheados com calças apertadérrimas (daquelas que é preciso deitar na cama para vestir) é blusas tão justas por onde não passa nem pensamento.
Adultos:
Homens e mu­lheres aderem à moda da roupa justa, com o objetivo de valorizarem algumas partes do corpo. Mas o sacrifício pela estética (porque não há como negar que de prazeroso não tem nada) prejudica a saúde? Em alguns casos sim. Segundo a dermatologista Dóris Hexsel, do De­partamento de Cosmiatria da So­ciedade Brasileira de Dermatologia, as roupas apertadas interferem na circulação do sangue, mas também podem ser úteis em algumas si­tuações específicas:
- Roupas apertadas podem di­ficultar a circulação e o retorno venoso e linfático, especialmente se elas apertarem uma área específica do corpo. Mas meias justas e ber­mudas elásticas podem ser úteis para prevenir a fIacidez, uma causa secundária de celulite. O problema é que se as roupas justas forem usadas inadequadamente podem acabar, sim, agravando a celulite.
Pele é a que mais sofre:
Já no aumento das estrias, as roupas apertadas em nada inte­rferem. Segundo os especialistas, o que aumenta as listras inde­sejadas são o ganho de peso, o crescimento rápido e o aumento circunferêncial que ocorre duran­te a gravidez e na síndrome de Cushing (ingestão de corticóides).
Mas as roupas apertadas podem produzir um tipo de urticária, cha­mada dermografismo.
- As urticárias podem reproduzir lesões em áreas que se arranha ouse fricciona a pele. Roupas apertadas provocam fricção e, com isso, a re­produção de lesões - explica Dóris, que garante que não são só as roupas apertadas as vilãs de algumas doen­ças: o material delas também pode ser nocivo.
- Alguns tecidos podem pre­judicar a pele, como, por exemplo, os sintéticos para as pessoas que trans­piram muito ou que trabalham em ambientes muito úmidos: eles podem favorecer o surgimento de micoses e certas irritações, especialmente nas dobras.
Há pessoas também que apresentam alergias a roupas de couro, elástico de sutiã e todos os acessórios de metais.
Estudos são divergentes:
Para os homens, a grande preo­cupação é com a fertilidade: alguns estudos mostram que apertar demais a região genital pode prejudicar a qualidade do espermatozóide, assim como trabalhar tempo demais sen­tado por um longo período. Segundo o urologista Marcos Fortes, não há comprovação científica de que a rou­pa apertada leve à infertilidade.
- A calça justa causa um au­mento da temperatura da bolsa es­crotal e o ideal é que os testículos fiquem em temperatura normal para não haver alteração da função. Mas ainda não existe um estudo que confirme a relação - diz ele.
O angiologista lvanésio Medo tam­bém não vê problemas no uso fre­qüente de roupas apertadas. Garante que as peças não provocam aumento de varizes e não interferem no fun­cionamento dos órgãos. Só condena o uso de coletes pás-drurgias plásticas justos demais no abdômen:
- Os coletes que são usados depois de uma cirurgia plástica na região abdominal, quando muito apertados, podem dificultar o retomo venoso e até levar a um inchaço das pernas. Alguns pontos também me­recem mais cuidado, como a virilha, que não deve sofrer pressão cons­tante, por ser um ponto de estran­gulação.
Para as viagens em que se passa tempo demais sentado o ideal são roupas confortáveis. A posição já é ruim para a circulação e a roupa vira um incômodo a mais.
Fonte: Revista o GLOBO 37 - 20.3.2005.
Site cada dia Net.

Nenhum comentário: