sábado, 19 de janeiro de 2008

Problemas precoces de visão

Ao contrário do que muitos pensam, não é só na velhice que a incidência de problemas visuais é grande. Na infância e adolescência, estes problemas também são freqüentes. Portanto, dores de cabeça constantes, dificuldades na hora da leitura, olhos piscando e lacrimejantes e vista cansada podem ser sintomas de que algo não vai bem. No caso do jovem, por exemplo, a atenção deve ser especial, principalmente porque é o período em que ele fica mais tempo em frente ao computador e também exposto ao sol, que são possíveis causas de doenças nos olhos. E ainda: na adolescência, as alterações de grau mudam muito rápido.
A saúde dos olhos, na verdade, deve ser observada desde o nascimento. Só assim é possível prevenir e tratar todo o tipo de problema que pode surgir ao longo da vida. De 1 a 4 anos, as mães devem estar atentas às alterações que podem ocorrer como desvio dos olhos, estrabismo e dificuldades em geral. A partir dos 4 anos, quando a criança já está na escola, é que os problemas ficam mais evidentes. A professora, nesta ocasião, tem papel importante nas descobertas. Afinal de contas, problemas de visão estão diretamente relacionados a dificuldades de aprendizado, de relacionamento e de atenção.
É fundamental, ao constatar algum destes inconvenientes na criança, levá-la imediatamente ao oftamologista. No caso dos jovens, é importante estimulá-los ao diálogo, de maneira que manifestem o que sentem. Só um especialista vai poder, através dos exames, diagnosticar o tipo de distúrbio vigente. Está nas mãos dele aplicação e prescrição de medicamentos e colírios. Assim como indicações ou não de possíveis cirurgias. Essa visita deve ser regular.
Equipe Bem Star

Nenhum comentário: