quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Gastrite na Infância

Resumo
Crianças em idade escolar e com muitos irmãos apresentam altas taxas de infecção por Helicobacter pylori, Bactéria que provoca dor no estômago.
Hábitos quase inocentes estão expondo crianças a um risco. Especialistas em gastroenterologia pediátrica alertam que está aumentando o percentual de crianças infectadas pelo Helicobacter pylori, a bactéria que causa gastrite e úlcera péptica. Estima-se que, no Brasil, 10% dos bebês de até um ano de idade já tenham o microrganismo no estômago. As taxas aumentam com o passar do tempo na proporção de 5% a cada ano de vida e, ao atingirem a idade escolar, cerca de 30% dos pequenos estão contaminados. A transmissão da bactéria ocorre por via oral-oral e fecal-oral e os médicos dizem que os pais são os principais responsáveis pela proliferação do H. pylori.
O uso compartilhado de objetos que vão à boca como talheres, canudos e copos, além de hábitos como sapecar beijinhos na boca das crianças são comportamentos que devem ser banidos, dizem os médicos.
“Essa é uma doença que se pega dentro de casa. E temos identificado a bactéria em crianças com mais freqüência. No entanto, é bom lembrar que esse crescimento se deve, em parte, ao fato de que as bactérias de rastreamento estão mais acessíveis” – explica Antônio Calçado, chefe do serviço de gastroenterologia pediátrica da UFRJ, destacando, porém, que nem todo portador de H. pylori desenvolverá doença gástrica. Segundo ele, os fatores que levam uma pessoa a desenvolver a gastrite ou úlcera ainda não estão totalmente claros. É possível que fatores genéticos ou ambientais estejam relacionados. No entanto, podemos afirmar que o estresse é apenas um fator associado, e não determinante como se supunha antigamente. A idéia de que a gastrite é uma doença nervosa está ultrapassada.
Sintomas são diferentes estômago
A forma como a doença se manifestará também varia.“Há crianças que têm a gastrite aguda. Outras que não apresentarão sintomas, mas que podem, no futuro, desenvolver uma úlcera ou câncer de estômago. Por isso, é importante tratar a dor e se certificar de que a bactéria foi embora. Se ela não for eliminada, a doença volta” – alerta o especialista.
Pesquisas mostram que a infecção tem relação com o nível socioeconômico. Em países desenvolvidos, a presença da bactéria em crianças com menos de 10 anos varia de 3,5% a 10%, enquanto em adultos entre 40 a 60 anos pode chegar a 60%. Em sociedades em desenvolvimento, os percentuais são tão elevados nas crianças quanto nos adultos e a doença se espalha por várias camadas sociais.
O gastropediatra Silvio da Rocha Carvalho, médico do Instituto Martagão Gesteira, tem observado aumento da incidência de gastrite em menores de 12 aos na rede pública e no consultório particular. Segundo ele, o diagnóstico é feito por endoscopia e a presença da bactéria é descoberta com exames de sangue, fezes e sopro (carbono inalado).“Mas existem outras situações que levam à inflamação do estômago. Alguns remédios podem levar à gastrite medicamentosa. Tratamentos com hormônios agridem a parede gástrica. Crianças internadas por longos períodos também podem desenvolver a doença – explica.
O médico acrescenta que hábitos alimentares errados agravam o quadro: “Uma dieta ácida, com refrigerantes, por exemplo, ou rica em gorduras tende a aumentar as dores.”
Gordura deve ser evitada
Ana Aparecida Domingos Tomás, de 2 anos e quatro meses, começou a reclamar de dores de barriga há cinco meses. Como o sintoma não desapareceu, foi submetida a exames de sangue e o diagnóstico mais provável é gastrite. “Muitas vezes as crianças têm sintomas de dor de barriga e diarréia e o médico acha que é virose. Retirei alguns achocolatados e outros alimentos da dieta da minha filha e houve alívio. O pediatra receitou medicamento para a dor no estômago e ela já está bem melhor” – conta Maria Inez, mãe de Ana.
Segundo o gastropediatra Gustavo Sobral da Silva, do Hospital Doutor Balbino, o tratamento infantil é igual ao do adulto: “Quando a bactéria é encontrada, prescrevemos antibiótico durante sete ou 14 dias e, por mais dois meses, uma medicação de controle. Se não há bactéria, usamos antiácido.” Para ele, frutas ácidas como laranja e limão não interferem na dor. “Não há qualquer problema em oferecer sucos naturais às crianças” – garante o gastropediatra.
Cuidados a serem observados:
Para a barriguinha não doer.
1 Não compartilhe objetos que vão a boca. Oriente as crianças a não tomarem no mesmo copo dos amigos e dos irmãos.
2 Algumas mães têm o hábito de mastigar alimentos mais resistentes, como carne, para amaciá-los para as crianças. Não haja assim em hipótese alguma.
3 Escolha escovas de dentes de cores fortes para cada membro da família. Assim, a criança não corre o risco de se enganar.
4 Beijo na boca é para adulto. Não dê bitocas nas crianças.
Para quem já tem gastrite.
Dê muita água. Ela ajuda a diluir o ácido gástrico.
Corte os alimentos que irritam o tubo gástrico. Refrigerantes, café, chás e condimentos picantes devem ser abolidos da dieta.
Ofereça seis refeições leves por dia: café da manhã, colação (lanche da manhã), almoço, lanche, jantar e ceia.
Não aumente a ingestão de leite. Ele estimula a produção de ácido.
Fonte: Revista Educar Edição n.º 9 – Setembro / 2004.
Site cada Dia Net.

52 comentários:

Anônimo disse...

tenho 11 anos e estou com inicio de gastrite causada por muito refrigerante , bombons , chocolates e comecei a fazer regimes porque toda vez após a refeição sentia dores depois que comecei a fazer regime estou me sentindo muito melhor

Anônimo disse...

oi tenho 11 anos,e queria saber se a gastrite pode ficar muito tempo,porque estou a mais de uma semana.

Sonho Real disse...

Obrigado por acessar este blog e por deixar comentário!

Você está fazendo um tratamento médico? Se não estiver deve consultar seu médico. Se você fizer o tratamento correto e cuidados para ter uma alimentação saudável, com certeza vai ficar currado. Boa sorte para vc e muito sucesso!

LIANE disse...

OLÁ, ACABEI DE DESCOBRIR QUE MEU FILHO DE 10 ANOS TEM GASTRITE, O PEDIATRA RECEITOU O OMEPRAZOL E COMEÇAMOS O TRATAMENTO HOJE, MAS ELE TA SENTINDO FORTES DORES, SEGUNDO O PEDIATRA É NORMAL E ELAS FICARAM ATÉ O REMÉDIO COMEÇAR A FAZER EFEITO.ME DÊ UMA LUZ EU Ñ AGUENTO MAIS VER O MEU FILHO SOFRER!!

Carlos Joel Fortes de Lima disse...

Olá Liane!
O medicamento que o médico receitou para seu filho é um anti-ulceroso, ele cicatriza se existe uma úlcera ou gastrite, o que é mais prevável que ele tem. Gastrite
é uma inflamação na mucosa do estômago que pode ser causada por alguns fatores, entre os quais o principal é a alimentação errada. Tem uma bactéria chamada Elycobater Pylori que causa úlcera, mas aí teria que fazer a endoscopia e coletar uma amostra para ser examinado ao microscópio. Aí o médico trataria com antibióticos e é perfeitamente curável. Dê certinho os medicamentos que o médico receitou.
O caldo da batatinha crua é muito bom. Essa indicação está na revista Vida e Sáude. Vc descasca a batatinha, lava bem, bate com um pouco de água, coa e dê para ele tomar.
E tenha confiança em Deus. Não é nada grave, ele ficará bem. Mas cuide da alimentação dele. Nada de café, refrigerantes, vinagres, condimentos e alimentos gordurosos. Pesquise, se tiver dúvida nos blogs relacionados neste blog, que tem artigos interessantes sobre saúde.
Um abraço Eliane, e obrigado por deixar o seu comentário!

Anônimo disse...

MUITO OBRIGADA PELAS DICAS, QUANDO POSTEI A MSG TAVA DESESPERADA, MAS GRAÇAS à DEUS E AOS MEDICAMENTOS ELE JÁ TA MELHOR , SEM DORES E ACEITANDO BEM A ALIMENTAÇÃO REGRADA, TENHO FEITO O QUE POSSO PRA ALIMENTAÇÃO DELE SER BEM BALANCEADA E COM FÉ EM DEUS ELE VAI FICAR BOM LOGO!!MUITO OBRIGADA!!!ABRAÇOS!!!

Anônimo disse...

não é bem um comentário, mas tenho um filho de dois anos e com 34 meses, ue anda a vomitar ha 3 semanas já fui a várias urgencias inclusive D.Estefania não me sabem diagnosticar o probelam puseram a hipotese de ser uma gastrite e encaminharam para gastro pediat., que vou na próxima terça, não tinham especialistas nas urg.

Anônimo disse...

Ola, me ajude por favor, bem minha menina, estava com dores abdominais, vomitos , ela tem 6 anos, levamos ela ao medico, ela fez ultra e foi diagnosticado adenite messenterica, então ela voltou para casa, dias depois ela vomitou depois de alguns minutos ela vomitou sangue, ela ela para urgencia,fizeram exames de sangue , raio x, e não deu nenhuma alteração, então foi feito uma endoscopia, e retirarão um pedaçinho parabiopsa,na endoscopia não teve nenhuma alteração, mas na biopsa deu gastrite aguda inativa leve, estou muito preucupada, a médica receitou o label, pq ocassionou isto?

rosi disse...

minha filha está com dores na boca do estomago e sempre teve excesso de gases vira e mexe ela passa mal enquanto não vomita ela não melhora vai em médicos e foi em uma gastropediatra falou que poderia ser intestino presso cada qual fala uma coisa e de vez enquando tenho que correr para posto e não resolve nada. a gastro falou que não tinha necessidade de fazer endoscopia e também era perigoso para a idade dela ela tem 9 anos. me ajude?

Sonho Real disse...

Olá Rosi!

Você deveria fazer um ultrasom em sua filha para poder fica mais tranquila.
Se der tudo normal, pode ser uma gastrite que ela tem.
Cuide na alimentação que ela usa, evitando condimentos, vinagre, café, coca-cola e demais refrigerantes, enlatados, conservas em vinagre, chocolates, leite, antiflamatórios, evite alimentos ou bebidas muito quente ou muito gelado.
Aumente o uso de cereais integrais, saladas, abóbora, maão, couve, batatas, aveia, mandioca,cenora.
Sua filha pode ter hérnia de hiato ou pode ser uma dispepsia (transtorno do processo igestivo: esse se torna doloroso. também é chamada de má digestão).
Tenha fé em Deus e faça a sua parte.
Um abraço!

Anônimo disse...

uma criança pode confundir dor de estomago com fome?
a minha filha (com 10 anos),diz sempre que está com fome ,coisa que a uns meses atrás não acontecia.acaba de comer e quer comer de novo e de novo.diz que a barriga tá doendo de "fome" .o chiclete em excesso pode estar causando isso?
ou suco de laranja?

Yara disse...

Oi, minha filha tem dores de barriga desde o dia que nasceu...agora está com nove anos e continua com as dores, mas tem piorado...começa a salivar e nao pára...Ja tomou ranitidina, omeprazol, motilium etc..agora faz uso de buscopan..nao sei o que fazer, pois a pediatra diz que é arriscado ela fazer uma endoscopia...Me dê uma luz, e obrigada por ter este site. Parabéns!
Yara

camila disse...

oi tenho 17 anos ñ sou uma criança mais gostei muito desse blog ..
queria tirar uma duvida...Fiz a endoscopia e deu gastrite crônica
e a bacteria H pylori , fiz o tratamento com o remedio p o h pylory.To evitando comer alguns tipos de alimento mais ñ são todos q evitei exemplo o feijão..Tenho muito medo as vezes sinto muita azia ñ sei o que eu faço??
queria saber tbm se a bacteria da h pylori volta?tenho medo gastrite crônica moderada é perigosa?
obg por tirar minhas duvidas..

Unknown disse...

Meu filho tem quase 6 anos e está vomitando há algum tempo. Sempre o levo à emergência e dão remédio para dor. O pediatra já receitou Nimesulida, Dimeticona e Plasil com coca cola e já nos alertou se, depois de 3 dias não houver melhoras iniciará tratamento para gastrite. Pergunto: e se for H.Pylori? A endoscopia infantil é arriscada? Qual a dieta que devo adotar para ele, uma vez que ele tem apenas 22Kg? Socorro!!!

Sonho Real disse...

Olá Rosária!

O objetivo deste blog é informar. não sou médico, apenas alguém que se interessa pelo asunto referente a saúde.
mas respondendo a sua pergunta, normalmente os médicos fazem endoscopia em crianças quando há dor recorrente e vômito seguidamente.
Fale com seu médico e tire todas as dúvidas.
A H. pylori com o tratamento correto poderá ser erradicada e não é causa para pãnico.
Siga as orientações do médico e confie no Grande Médico, o médico dos médicos que é Jesus.
Abraço!

Anônimo disse...

Bom dia, tenho um filho de 3 anos e de 1 semanda pra cá ele vem sentindo dores no estômago, e a mamadeira que toma ele devolve. Levei ao médico e disse que pode ser gastrite. Qual o procedimento que devo tomar, ele não pediu exame, nem receitou medicamentos.

Unknown disse...

minha filha tem 5 anos e sente muitas dores fortes na barriga ,fiz exame de fezes ,sangue,ultrasson,urina e nada consta .Mais ela continua sentindo dores muito fortes na barriga.

Unknown disse...

minha filia tem 4 anos ela tem muitas dor fortes na na barriga, e vomita muito ,gostaria de saber se pode se gastrite,meu imail é liane.tpereira@gmail.com? muito obrigado

Carlos Joel Fortes de Lima disse...

Olá Eliane!

Obrigado por entrer neste blog.

O objetivo desse blog é informar!

Leve sua filha ao pediatra e com certeza ele dará o diagnóstico e tratará corretamente.
Abraço!

Unknown disse...

olá,minha filha de 4 anos anda se queixando de dores na barriga mais exato no estômago,será que pode ser gastrite?ela fica muitas horas sem comer por não sentir fome.

Nathan (Artigo da Gastrite) disse...

Gostei do artigo, apesar de ser uma doença bem comum felizmente alguns casos podem ser tratados com cuidados na alimentação.
Abraços !

Anônimo disse...

tenho 12 anos e tenho gastrite comprovada pela indoscopia com biopsia, durante um ano inteiro da escola perdi metado do ano,por pouco não repiti,passsou por um tempo depois do tratamento mais agora ela voltou nas ferias,ja tomei tanto omeoprazol que já corre como sangue na minha veia uashuahsuhasuh.
o que eu posso fazer para que esse transtorno não ocorra na escola?
omeoprazol resolve mesmo?
mylanta plus é bom ?
esses remedios foram dados pelo meu médico da primeira vez que a gasrite foi constatada.depois que fiz a endoscopia e biopsia eu acho que melhorou,posso fazer de novo?

alessandra loiola disse...

olá minha filha tem 5 anos quando bebe ela teve reflux,~foi feito um exame nela que ñ constou reflux algum, o dr° receitou label + motyliun,( nem sei se escrevi certo) então aos 2 anos passou. e só acontecia quando resfriava que tossia, ou rindo muito muito acabava vomitando. e ela estar sempre se queixando de dores na barriga e enjôos. o que poderia ser isso? estou sempre falando com a pediatra dela e ela ñ me dar uma solução. minha filha toma remédio de verme de 6 em 6 meses então verme ñ é. por favor me ajude, já tentei outro medico e nada! desde já eu te agradeço! fique com deus!
alessandra!

Anônimo disse...

oi meu nome e brennda tenho uma irmã de 9 anos ela esta com começo de gastrite mais ela vai se curar pq creio em deus

Anônimo disse...

Como é detectado gastrite em crianças? Tenho 30anos e gastrite mas foi constatada por meio de endoscopia. seria o mesmo método?

Adriana Reis disse...

Minha filha de 8 anos começou a sentir fortes dores na barriga, alguns médicos disseram que eram apenas gases, mas as dores persistiram, ao consultar um gastro ele passou uma dieta e o medicamento label, mas como as dores ainda persistiram fui ao pronto socorro e eles me recomendaram fazer uma endoscopia digestiva, não encontro quem faça em criança, disseram que ela deve receber anestesia geral, será que é necessário? a dor já diminuiu com a dieta, também me pediram tumografia pois em uma ecografia foi detectado vias biliares dilatadas, o que isso pode significar?

Adriana Reis disse...

Minha filha de 8 anos começou a sentir fortes dores na barriga, alguns médicos disseram que eram apenas gases, mas as dores persistiram, ao consultar um gastro ele passou uma dieta e o medicamento label, mas como as dores ainda persistiram fui ao pronto socorro e eles me recomendaram fazer uma endoscopia digestiva, não encontro quem faça em criança, disseram que ela deve receber anestesia geral, será que é necessário? a dor já diminuiu com a dieta, também me pediram tumografia pois em uma ecografia foi detectado vias biliares dilatadas, o que isso pode significar?

Adriana Reis disse...

Minha filha de 8 anos começou a sentir fortes dores na barriga, alguns médicos disseram que eram apenas gases, mas as dores persistiram, ao consultar um gastro ele passou uma dieta e o medicamento label, mas como as dores ainda persistiram fui ao pronto socorro e eles me recomendaram fazer uma endoscopia digestiva, não encontro quem faça em criança, disseram que ela deve receber anestesia geral, será que é necessário? a dor já diminuiu com a dieta, também me pediram tumografia pois em uma ecografia foi detectado vias biliares dilatadas, o que isso pode significar?

Anônimo disse...

tenho um bebe com 3 meses e ele não para de chorar, levei ao pediatra e ele me disse que meu bebe estava com gastrite...nem acreditei mas estou dando os remédios receitados pelo médico...

Anônimo disse...

Meu namorado está com gastrite e com a bacteria H Pylore, gostaria de saber se pega>

s disse...

olá meu filho tem 6 anos esta vomitando ja faz7 meses o que eu faço já levei ao medico varias vezes a unica coisa que eles me reseito foi plasil em gotas

s disse...

olá meu filho tem 6 anos esta vomitando ja faz7 meses o que eu faço já levei ao medico varias vezes a unica coisa que eles me reseito foi plasil em gotas

s disse...

olá meu filho tem 6 anos esta vomitando ja faz7 meses o que eu faço já levei ao medico varias vezes a unica coisa que eles me reseito foi plasil em gotas

Anônimo disse...

sou Jéssica, descobri a pouco tempo que tenho gastrite cronica erosiva em todo o estomago, acabei de fazer 17 anos, e estou assustada pois meu medicamento nao esta servindo, tenho medo de pegar a bacteria HP, meu namorado ainda nao sabe disso, nao quero as pessoas no meu pé se preocupando de mais, o que devo fazer, tenho que me preocupa mai com migo, essa doença pode levar a morte !!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

sou Jéssica,algem pode me da informaçoes!!!!!!!!!!!!!!
estou realmente muito preocupada!!!!!!!!!!!!!!
bjs bjs bjs

Anônimo disse...

Carlos ,
Olá,Tenho 12 anos de idade , fui diagnosticada com gastrite ontem e estou pesquisando sobre a doença . Eu gostaria de saber o que comer no café da tarde e na ceia , porque não tenho a mínima idéia do que posso comer nessas refeições.
Muito obrigada,
Mayara.

Anônimo disse...

Miúda de 15 anos tem Gastrite. Eu Quero saber se Gastrite cura ?

Anônimo disse...

Oi, meu filho tem 11 anos e há mais de uma semana esta sentindo dores no estômago que não passam nem com medicamentos pra dor, além disso, esta com o intestino preso, a medica falou que era gastrite , prescreveu omeprazol pra ele mas as dores só ameniza por certo período depois elas retornam, então ele fez uma ultrassonografia abdm total a única alteração encontrada foi a presença de gases nas alças intestinais, ela passou uns exames de sangue pra ele e agora estamos aguardando o resultado. Ele não teria que tomar um antibiótico

Karine disse...

minha filha tem 8 anos e estou desesperada pois levei ela em varios pediatras e nenhum me deu um diagnostico do que acontece com ela, pois ela sente mau estar e de vez em quando sente dores proximo ao umbigo e no estomago, levei-a num gastro e ele medicou ranitidina mais não pediu exame nenhum disse que era uma gastrite, me ajude pois li sobre o que tem falado com as pessoas que busca ajuda e eu tbm preciso de sua ajuda como devo agir e o que pode ser!!

marilene disse...

Minha filha tem 5anos e a cada 2meses ela tem crises de dores na barriga e no estomago e vomito ja tomou label mas as dores voltaram ja fez exames mas sempre normal.acaba melhorando sozinho mas to mto preocupada,ja levei na gastro .qdo tem crises levo no pronto socorro mas nao fazem nada estou desisperada nao sei mais o que fazer me ajudem

Danielle disse...

Meu filho acabou de fazer 8 anos e venho passando por esse problema há quase um ano, no começo era uma vez por mês, no momento é uma vez por semana, acorda enjoado e enquanto não coloca tudo pra fora, não melhora!
Já fiz todos os exames de sangue, raio x, ultrassonografia. Nada foi constatado! Por fim a doutora disse achar ser gastrite mesmo e me indicou um gastro, logo então meu filho tem que fazer uma endoscopia, mais estou com muito medo! Vou fazer essa semana o exame de sangue para ver se detecta a bactéria H pylori.
O levei e uma nutricionista, comecei a dieta esta semana, e vou dar um medicamento, vamos acompanhar pra ver se melhora!
Estamos correndo da endoscopia, mas reconheço que seria o exame mais eficaz para ver o grau da gastrite, pois sem esse exame, se torna um tratamento as "escuras".
Se Deus quiser vai dar tudo certo!

Unknown disse...

Oi Danielle, meu filho fez endoscopia aos seis anos e foi constatado a gastrite, a bactéria H pylori deu negativa, não precisou tomar antibiótico, a gastropediatra receitou pantoprazol por dois meses e depois irá repetir o exame novamente, para ver a melhora. Eu também tinha medo de fazer endoscopia em meu filho, mas fique tranquila, ele irá dormir e não sentirá nada, é rapidinho e ao acordar ele já estará bem, só meio sonolento, mas logo passa. É o exame mais eficaz que existe. Pode confiar. Que Deus os abençoe.

Unknown disse...

Oi Danielle, meu filho fez endoscopia aos seis anos e foi constatado a gastrite, a bactéria H pylori deu negativa, não precisou tomar antibiótico, a gastropediatra receitou pantoprazol por dois meses e depois irá repetir o exame novamente, para ver a melhora. Eu também tinha medo de fazer endoscopia em meu filho, mas fique tranquila, ele irá dormir e não sentirá nada, é rapidinho e ao acordar ele já estará bem, só meio sonolento, mas logo passa. É o exame mais eficaz que existe. Pode confiar. Que Deus os abençoe.

Anônimo disse...

minha filha tem 10anos e sente dor no estomago pricipalmente quando come alguma coisa doçe e tabem acholatado pode ser grastrite? o meu sobrinho tem um ano e estava com febre e o medico disse que ele esta com bacteria no estomgo epossivel saber atraves de exames de sangue?por favor mim responde ficarei muito grata

Anônimo disse...

minha filha sente dor no estomago pricipalmente que usa acholatado ne tambem tenho um brinho que tem un ano e o medico disse que ele esta com bacteria no estomago e possivel descobri atraves de exames de sangue?

Anônimo disse...

meu filho de 11 anos tem dores fortes na barriga e dor de barriga a mais de um ano,ja fez exame de urina e não deu nada,fez ultrasom,raio x e tambem não deu nada mas o exame de sangue deu infecção ,o que pode ser.

Unknown disse...

Meu filho de 9 anos tem dores abdominais todos os dias há mais de três meses.
Tratamos verme, Giardia, encaminharam p uma gastro q pediu vários exames ( sangue, urina, três amostras p sangue oculto e três amostras p parasitas, raio x de estômago e transito intestinal com contraste, ultrassom) e todos deram negativos.
As dores continuam. Tratamos com ranitidina por 20 dias e faz uma dieta sem ácidos, mas nada de melhorar.
Agora a médica pediu endoscopia. As dores são na região do umbigo e ele diz ter a sensação de ter alguém sentado sobre sua barriga. Estou desesperada. Existe alguma coisa q vcs conheçam com esses sintomas?
Obrigada.

Anônimo disse...

Olá minha filha tem 3 anos e 11 meses ela sente dores eu acredito desde que nasceu, pois ela chorava muito, a pediatra dizia ser cólicas mas ela não tinha muitos gases, eu duvidava ser cólicas, após 3 anos sem ter uma noite de sono tranquila e todos os exames feito sem dar nada, só faltava a endoscopia, a pediatra disse que ela é muito pequena para fazer e eu também tenho medo, resultado após uso do label e depois omeprazol ela conseguiu dormir bem, mas se ela comer chocolates e refrigerantes ela tem crises de dores, e agora oque devo fazer proibir o chocolate é difícil pois em todos as festinhas, escolinhas tem chocolates e pascoa nossa estou desesperada pois preciso da cura dessa doença...

Nil disse...

Olá a todos os pais! Gostaria de comentar minha experiência que talvez possa ajudar algumas mães. Meu filho hoje tem 4 anos, mas também desde recém nascido não dormia bem, sempre muito agitado e chorava muito. No decorrer dos anos foi diagnosticado segundo os pediatras: rinite alérgica, sinusite, bronquite, e ficava gripado constantemente. Daí como já falava, começou a reclamar das dores na barriga. Levei ao pediatra que diagnosticou como sendo verminoses. Fiz três tratamentos de verminoses e nada das dores passar. Por ultimo, um amigo me aconselhou levar ao gastropediatra. Foi a sorte! Ele examinou e já me encaminhou, segundo o histórico dele, a fazer a endoscopia digestiva alta. Fiquei com medo, mas meu filho, teve uma apneia no meio da noite (depois descobri que foi consequência da doença que tinha) e por uma ajuda divina não o perdi. Por isso fiz logo os exames pedidos e foi diagnosticado com a biópsia também que ele tinha Refluxo exofágico. A boca do estômago já estava com uma ferida grande, mas ainda bem que ele não tinha a tal bactéria H Pylori. Ele tomou Label e Motilium por dois meses, depois refez a endoscopia de novo (esse exames foi tranquilo, sem dor e muito rápido. A anestesia foi por mascara, ele dormiu, em 15 min. fizeram o exames, colheram o material, e após 15 min. acordaram ele. Foi tranquilo!)Segundo os exames a ferida continuou e o medico trocou o label por omeprazol 10 ml e motilium por mais dois meses. Meu filho, desde quando começou o tratamento, nunca mais teve uma gripe, nem nada de alergias. Faço a dieta alimentar e hoje moro atualmente em Portugal, mas este mês vou fazer a terceira endoscopia dele pra saber como está a ferida, se precisa operar, ou que medicamentos e medidas devo tomar. Hoje estou mais segura e tranquila porque conseguiram diagnosticar meu filho a tempo, mas sei que tenho que continuar e farei o que puder. Boa sorte as mães e espero que tenha ajudado.

Veronica disse...

Olá, minha filha hoje tem 4 anos e 10 meses, em janeiro teve uma gripe forte atingiu o ouvido, fez tratamento com corticóides, e desses medicamentos minha filha não teve mais saude... ficou 7 dias internada com fortes dores de barriga, fez bateria de dxames, todoz nofmais so nao fizeram a endoscopia... ao receber alta procurei um aelogorogista e dos sinyomas rle disse que se tratava de refluxo gástrico, passou label, MOTILIUM, por 3 meses,seguido de dieta... paramos z medicação levamos pra saber se necessário continuar ou fazer uma endoscopia mas foi prescrito exame de sangue, ela já comia normalmente leite,enfim, saímos tranquila, pois nao era necessário exame, caso voltasse os sintomas ai sim .mas só que voltou e veio a crise mais fortes, e ficou internada fez endoscopia e deu gastrite e esofagite não, ainda do choro muito, pois tão pequena d já sofre , acredito que foram das medicações.. .Hj ela toma pantoprazol e label, já estamos dm casa... É muito sofrimento que tem esse problema... falta receber resultado da biópsia... De em Deus te vai da certo

Unknown disse...

Meu filho de 10 anos está sentindo muita queimação o quê eu posso fazer para melhorar?

Veronica disse...

Olá mamães, agora minha filha se encontra melhor seguida da dieta sempre... fez 1° endoscopia depois de muitas idas e vindas de médicos, sem resolverem as dores abdominais... o resultado da endoscopia deu gastrite e esofagite não erosiva, fez o tratamento com Omeprazol, , por um perdidos de tempo médico.... só que vez ou outra ap sair da dieta ele sente dores na garganta, d na barriga... Fez 2° endoscopia e não acusou gastrite nem esofagite... mas vez ou outra ela sente dores... tenho dado a ela o POLVILHO BATATA DOCE, (yutube) o que tem ajudado muito quando está com dor no estômago....