domingo, 23 de dezembro de 2007

MORADA DO ESPÍRITO SANTO

Autor: Carlos Joel Fortes de Lima

"Meu querido amigo, tenho pedido a Deus que você vá bem em tudo e que esteja com boa saúde, assim como está bem espiritualmente". III João 2.
Todos os seres humanos gostariam de ter uma vida longa, saudável e feliz.
Eu sou pai a dezenove anos e sempre tive a preocupação com a saúde de minha família. Procurei passar para eles através de orientações e pelo exemplo os cuidados que se deve ter com relação a uma boa saúde, abstendo-se de bebidas alcóolicas, chimarrão, café preto, coca-cola e determinados alimentos que não são saudáveis.
Com relação à coca- cola, esbarrei num problema que está sendo difícil contornar, meus filhos gostam muito deste refri. Vivemos numa geração "coca-cola". E os comerciais e a mídia estão aí, cada vez mais, aliciando nossa juventude.
Deus, o nosso eterno e amorável Pai nos deixou conselhos em sua Palavra para que tivéssemos um viver saudável e feliz. Ele também nos deixou algumas razões para cuidarmos de nossa saúde:
1. Nosso corpo é o templo do Espírito Santo.
"Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito Santo de Deus habita em vós? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado". I cor. 3: 16-17.
O nosso corpo é o templo onde o Espírito Santo quer habitar, fazer morada. Como Ele poderá habitar num corpo que está sendo destruído por não respeitar as leis de saúde?
Aqueles que estão de uma maneira ou outra, destruindo a sua saúde, o seu corpo, que é sagrado, serão destruídos por Deus, isto é, perderão a vida eterna, no juízo final.
Quão terrível será para aqueles que estão colocando lixo, fumaça, drogas lícitas e ilícítas, que perdem as horas sagradas do sono, que trabalham direto sem descansar no dia do repouso (Êxodo 20: 8-11), na busca desenfreada da riqueza e do status.
"Uma vida saudável nos ajuda a ter a mente saudável através da qual Deus possa se comunicar conosco. Um corpo doente prejudica nossa capacidade de trabalhar para Deus e de nos comunicar com Ele. Porque nosso corpo é seu templo, é importante glorificá-Lo com ele". Lição da Escola Sabatina Jovens, p. 79, abril-junho/2007.
2. Não somos de nós mesmos.
"A caso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos"? I Cor. 6: 19.
Já ouvi muita gente boa dizer " o corpo é meu, faço dele o que eu quizer". Mas Deus através de Sua palavra está dizendo que não somos donos de nosso corpo, de nossa vida. Aquele que nos criou, o Doador da vida, é o verdadeiro dono. Somos apenas mordomos, o administrador. Portanto, teremos que prestar contas daquilo que estamos fazendo com o nosso corpo!
"O mecanismo do corpo humano não pode ser plenamente compreendido; apresenta mistérios que desconcertam o mais inteligente. Não é em resultado de um mecanismo que, uma vez posto a funcionar, continua sua obra, que o pulso bate, e respiração se segue a respiração. Em Deus vivemos e nos movemos, e existimos. O coração palpitante, o pulso em seu ritmo, cada nervo e músculo do organismo vivo é mantido em ordem e atividade pelo poder de um Deus sempre presente". A Ciências do bom Viver, p. 417.
3. Fomos comprado por alto preço.
"Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo". I Cor. 6: 20.
Fomos comprado por preço, e que alto preço!
Jesus deixou toda a honra, toda a glória do Céu, vindo para este mundo, assumindo a natureza humana, morrendo pregado numa rude cruz, com pregos a dilacerar suas mãos e pés, uma coroa de espinhos em sua cabeça, seu sangue precioso a jorrar ao pé da cruz, manchando-a e escrevendo com sangue, o Seu amor, incrível amor, por mim e por você!
Sim, meus amigos, fomos comprados por altíssimo preço!
Concluímos dizendo que Deus quer que tenhamos um viver saudável e feliz. Ele não forçará ninguém a seguir os seus conselhos. Você é livre para escolher, cuidar ou destruir o seu corpo. Mas nunca esqueçamos que "nós só damos valor à saúde, depois que a perdemos" e que teremos que prestar contas daquilo que fizemos com o nosso corpo e com a nossa vida!

Nenhum comentário: