sábado, 22 de dezembro de 2007

ESTAMOS COMENDO INSETOS E PORCO SEM SABER





Autor: Pr. Ericson
Fiquei surpreso como não ficava há muito tempo! Eu comi insetos e porco por muito tempo, ignorante, feliz e satisfeito! Logo eu, adventista desde a tenra idade. Eu, que sempre fugi de alimentos imundos? Antes de explicar o que aconteceu e o que ouvi numa palestra sobre saúde e depois conferi através de pesquisa, preciso relembrar com você alguns conceitos básicos sobre carnes limpas e imundas segundo a Bíblia.
1. Deus diferencia animais limpos de imundos, não que os imundos sejam sujos, mas são imundos no sentido de serem impróprios para alimentação devido a lei Bíblica dada por Deus; Gn.7:2 e Lv.112.
2.Deus liberou o consumo moderado de galináceos, bovinos e olvidos, cervídeos, peixes com escamas e barbatanas e insetos com as pernas traseiras maiores como a família dos gafanhotos;
3. Deus proibiu o uso de determinados animais para o consumo, sendo eles os quadrúpedes com casco único, garras, não ruminantes, roedores, carnívoros terrestres, insetos e artrópodes diversos, répteis, anfíbios, aves rapineiras e carniceiras e peixes sem escamas (de couro ou cartilaginosos).
4. Nada podia ser usado dos animais imundos para consumo, nem o cadáver deles deveria ser tocado, estes pecados eram abomináveis a Deus, Dt.14:8, Isa.66:17;
5. Deus proibiu o consumo de sangue e gordura animal, Lv.3:17;
Como adventistas entendemos a validade atual destas leis e procuramos obedecer o melhor possível, no entanto temos nos iludidos com alguns artigos da indústria alimentícia moderna.Você que adora cachorro quente, e para não comer porco compra salsicha de frango, você que adora aquele patê de galinha vendido em pequenas bisnagas, você que adora mortadela de peru e de frango ou você que se delicia com fiambres de frango, chester e peru, infelizmente tenho uma péssima notícia: Na maioria esmagadora das vezes você está sendo enganado!
Muitos dos produtos prontos como petiscos, pizzas, lasanhas e coisas do gênero que anunciam em seus rótulos a linha vegetariana ou mesmo de carne de aves ou bovina, na verdade trazem, ingredientes como pimentas altamente irritantes, compostos conservante, realçastes de sabor cancerígenos e muitíssimas vezes bacon, gordura ou derivados suínos. Não sou eu quem diz, é que você nunca lê os ingredientes descritos naquelas letrinhas minúsculas em baixo ou ao redor do produto.
Segundo o site www.vegetarianismo.com.br e a própria revista Super Interessante, maio de 2007 (citada por eles), encontramos muitos outros ingredientes além de carne de aves. A carne mecanicamente separada é no início carne (coxa, peito, sobre coxa), depois uma prensa esmaga os ossos para finalmente sair numa peneira um tipo de pasta nojenta que é a carne mecanicamente separada (a empresa não pode perder nada). Mas apenas isso, deixaria o produto (salsicha), muito dura, então se mistura algo para deixar macio e volumoso, os miúdos suínos entram em cena: pele de porco cozida vira gordura e colágeno (uma gelatina macia), coração moído dá a cor avermelhada da salsicha, e o fígado e rins suínos servem para literalmente ‘encher lingüiça’. No Brasil se adiciona um pouco de água e amido para diminuir a gordura. Adiciona-se um pouco de tripolisfosfato de sódio (um tipo de sal), um problema para hipertensos (este composto é proibido na Alemanha e Suíça).
Naqueles produtos com gosto de defumado, é adicionado aroma de fumaça, nada mais, nada menos que fumaça destilada e seca acrescentada a massa. Para vender, a salsicha tem que ser vermelhinha por fora, (obs. Ninguém quer prestar atenção como é por dentro) então se adiciona corante de Urucum, ou o famoso Carmim de Cochonilha.
Mas o que é cochonilha? Simplesmente um pequeno inseto Mexicano semelhante a besourinho, encontrado principalmente como praga de cactos, que moído aos milhares produz tinta, ou seja, corante usado em larga escala no Brasil, usado em carnes, iogurtes, sucos, sorvetes e doces. Ah ... lembra daquele delicioso sorvete, daquele refrescante suco colorido, daquele inesquecível iogurte ou aqueles saborosos biscoitos recheados? Pois é, você também estava comendo inseto e não sabia! E porco! Pois a maioria deles usa gelatina como ingrediente e tenho uma triste notícia sobre ela!
É preciso muito cuidado com as letras pequenas dos rótulos, aquelas bem pequeninas que descrevem os ingredientes e temos preguiça de ler, veja alguns exemplos:Carmim de Cochonil (usado em larga escala como corante de alimentos, principalmente os avermelhados ou tom morango rosa), "Vermelho 4", "Vermelho 3", "Carmim", "Cochineal", "Corante natural carmim de Cochonilha", "Corante C.I", "Corante ou Colorizante E120" e todos esses são sinônimos.
O Corante de Cochonilha é um material vermelho vivo feito dos corpos secos e esmagados de um inseto originário do México, a Cochonilha ou Dactylopius coccus. A Cochonilha é uma praga que dá em plantas e tem preferência pelo cacto Opuntia coccinellifera e formam uma espécie de farinha nas folhas contaminadas. São besouros diminutos (2 a 5 milímetros de comprimento) que formam colônias nas folhas (parecendo farinha), raízes e frutos das plantas, sugando a seiva, inoculando toxinas e provocando manchas, definhamento e morte da planta.Gelatina ou Gel (usada para consumo ou como espessante em iogurtes, doces e sorvetes) é obtido da fervura de pele, tendões, ligamentos e ossos de vacas e porcos. A alternativa seria produtos que usem como espessante ingredientes vegetais como carrageen (tipo de musgo), algas (agar-agar, algin, kelp), goma xantina e goma guar.Banha (usada em frituras, pastelarias, massas e outros) retirada da gordura dos porcos, é usada em muitas padarias e produtos diversos. Ácidos Graxos Naturais (em vários alimentos industrializados), retirado normalmente do sebo bovino. Ácido de Stearic (usado em chicletes, natas, condimentos de comida), gordura obtida frequentemente de estômago de porcos, do engorde de vacas, ovelhas, cães e gatos sacrificados em abrigos animais. Poderia ser obtido do coco. Ambergris (usado algumas vezes como aromatizante) retirado do intestino de baleias.
Cinza de osso animal (usada frequentemente para fazer açúcar branco) pode ser de osso de porco. Glicerina Animal (usada em alimentos), retirada da gordura animal. Alternativa seria a glicerina vegetal. Fosfatos (alimentos diversos) derivados de ácidos graxos de ossos de animais como porcos e bois.Estearato (balas e doces duros) derivado de sebo ou banha.Corantes vermelhos como kermes ou ácido carmínio provêm de insetos. Ou corantes azuis como tyrian purple que é obtido de um molusco marinho. Estes poderiam ser substituídos por vários corantes de origem vegetal ou sintética como a anieleira e o urucum.
É sempre bom ficar atento aos ingredientes destes produtos: Chiclete (contém glicerina), margarinas (muitas delas usam gordura animal de seres marinhos), nougat (usa gelatina feita de porcos), pastas e gomas (muitas tem origem animal), produtos de confeitarias (muitos são feitos com banha), doces diversos (que usem gelatina como espessante como balas de menta, pastilhas e outros), derivados de carne, quase todos os iogurtes, sucos e todo tipo de produto que requeira corante (pode usar corante a base do inseto cochonila).Você deve estar lendo e pensando, ‘ual ... não vou poder comer mais nada!’. Eu particularmente detesto radicalismos, pois levam a religião para o caminho do fanatismo, mas tenho que admitir que como adventistas ou como qualquer pessoa que respeite a Bíblia, devemos nos abster em absoluto de qualquer derivado de carnes imundas. O que poderíamos fazer a respeito? Como fazer compras?
1º Ler atentamente os ingredientes do rótulo e não comprar de procedência duvidosa. Por lei é obrigatório o fabricante descrever os ingredientes, mas ninguém vai colocar ‘feito de insetos moídos’, você deve descobrir por pesquisa o significado das substancias, vá a um dicionário, internet, ou ao que for preciso.
2º Os dois maiores problemas que encontrei são quanto a corantes, então procure os artificiais ou naturais vetais como o Urucum e Coloral. O outro é quanto à espessante, descarte tudo que é a base de gelatina e fique com goma guar, goma xantina, carrageem e agar agar.
3º Se você conseguir achar, pode usar produtos para vegs (embora não concordemos com toda filosofia deles, o fato é que são vegetarianos), ou produtos supervisionados por um Rabino Judeu que tem um selo com letras hebraicas ou com a letra K, são chamados alimentos kosher ou casher (a filosofia alimentar kasher está baseado nas tradições judaicas e temos alguns itens que não partilhamos com eles, como o fato deles não misturar leite e carne, mas em geral esta filosofia alimentar dos judeus ortodoxos nos livra das carnes imundas). O mercado desses dois segmentos vem crescendo, e num grande supermercado você encontra produtos assim, na internet você pode buscar listas de alimentos e fábricas de alimentos kosher.
4º Se você ainda não chegou à conclusão que sua alimentação deve se tornar cada vez mais simples, cada vez mais natural e cada vez menos industrial, esse é um bom momento para reformular hábitos e abandonar certas idéias.
5º Caminhe progressivamente para alimentação natural, abstêmia de carne e com cada vez menos derivados industriais!Por fim, devo dizer que sua reação a este artigo, provavelmente deve ser parecida com a que tive na palestra. Alguns devem estar lendo e duvidando, outros devem estar procurando desculpas do tipo ‘se é assim então o que vamos comer?’, outros devem estar apavorados como fiquei ao saber que teria que reformular toda minha geladeira a qual eu pensava ser bem correta diante da lei Bíblica. Devo dizer o seguinte, “Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam”. Atos 17:30
É preciso ser honesto consigo mesmo e com Deus, infelizmente para alguns o apetite já tomou o lugar e autoridade de Deus. Se Deus diz, se Deus manda, se a ordem é não coma, não toque, é simples assim e nem precisamos saber que proteje nossa saúde, só deveriamos obedecer sem questionar. Eva iniciou o pecado neste mundo por racionalizar que problema havia em comer uma fruta que Deus lhe tinha proíbido. Puro e imundo é uma definição bíblica que se preocupa em definir santo e pecador, próprio e impróprio e no último momento saudável e doentiu, mas ao observar quantos adventistas andam com doenças de ‘egípcios’ e ao relacionar isso, com o consumo dos produtos que vimos acima, compreendo finalmente por que muitos de nós continuam com doenças que deveríamos estar livres. Orgulhosos de nossos preceitos e retidão viviamos sem saber como egípcios! “E disse: Se ouvires atento a voz do SENHOR teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito; porque eu sou o SENHOR que te sara.” Êxodo 15:26
Fonte: http://ericsondanese.blogspot.com/2007/08/estamos-comendo-insetos-e-porco-sem.html

14 comentários:

Unknown disse...

Bom Dia
Sou convertida a dois meses(aliás eu, meu marido, minha cunhada(excepcional), e minha sogra nos batizamos no mesmo dia!!15/06/08), e ja temos nos cuidados com a alimentação, agora mesmo terminei uma panelada de glutem para o almoço. Já ouvi falar de um irmão, que esses patês e outros alimentos,possuem carne de porco, mas agora lendo td isso fiquei abismada, vou mostrar ao meu marido!! um grande abraço irmão em Cristo!!

Unknown disse...

Olá, Sou adventista de Joinville/SC e achei seu site ao procurar pelo assunto no google. Parabéns e continue divulgando informações sobre saúde. Abraços, Jaqueson.

Anônimo disse...

Darwin, Einstein, Halkins, entre outros, escreveram livros magníficos, e graças a algumas de suas contribuiçoes temos cristais líquidos, cálculos quânticos e algarítimos que fazem possivel essa máquina em nossas frentes funcionarem.

Inevitavelmente, no mar de ciência que encontramos na internet, achamos também bobagens como esse post. Felismente, há mais de dois mil anos o conhecimento racional vem sistematicamente colocando as crendices infundadas em seu devido lugar.

Agora, alguém pode vir aqui bravejar. Mas não vai perceber que, para fazer isso, terá que usar instrumentos que só existem por conta da ciência. A mesma ciência que já provou inúmeras vezes como são tolas as estórias de livros mitológicos, e que não tem medo de afirmar que (ainda) não tem todas as respostas, mas que sabe que não são pessoas com fantasias, pregando em templos de arrecadaçao, que as têm.

Isabela disse...

Irmão querido, Deus abençoe ricamente sua vida...
Estou ministrando uma semana de oração e comentei hoje sobre a importância da boa alimnetação segundo a lei bíblica... Falei do café, coca-cola, carne de porco, etc... Eu me achava a "tal" por não comer a carne de porco...kkk Pois é, ao final do sermão alguns irmãos me falaram deste corante e outras coisas... Chegando em casa fui logo pesquisar e encontrei a sua postagem... Que benção.
Tenho um blog e vou linkar estas informações para que outros conheçam. Meu blog: www.isandersouza.blogspot.com
Obrigada pela rica informação.

Teluizi disse...

Valeu pela dica.

Anônimo disse...

Caro amigo,
quando eu Li as palavras "revista Super Interessante" eu senti uma vontade enorme de não ler o post. Quero só deixar uma dica importante: Preocupe-se bastante com suas fontes. Se quiser dar credibilidade ao que diz, por favor, não faça uso de revistas como caras, contigo, veja ou coisas do tipo...

Anônimo disse...

Voçes são um bando de louco...
Não pode comer carne de porco, porque tá na Bíblia??? Um livro escrito na idade das pedras... Cai na real, o porco é bem mais limpo que o boi e é bom demais... Que lavagem cerebral fizeram em vcs eu não sei mais dá dez por cento da renda familiar que posso resolver isso no mercado comprando um belo pernil... Combinamos na mansão de algum pastor pobre para tal refeção...

Jociele Lopes disse...

Entenda que não estou descredibilizando suas informações, mas não faz mal nenhum embasa-las com fontes confiáveis que atestem sua legitimidade. Você fez uma casa com um pedaço de tijolo. Para nós cristãos o texto bíblico basta, mas as fontes científicas também têm o seu lugar.

Anônimo disse...

paz.eu agradeço ao eterno por todos terem livre arbítrio para falarem o que quiserem,mas o que importa realmente são as palavras do eterno,a sua vontade sempre será superior e ela é expressada pela bíblia nossa regra de fé e conduta.a bíblia pode ser muito antiga e gera polêmicas e inseguranças para alguns.mas esse fato de tempo é bom porque vemos que nunca saiu e nem sairá de foco porque ela é a palavra do eterno.se ela diz que pode faça se não obdça.e seras cumpridor de mandamentos.

Anônimo disse...

O ideal seria comer os produtos "Kasher" judaico, pois, são fiscalizados e produzidos conforme os preceitos bíblicos e talmúdicos.
Fiquem em paz e tenham a amizade do Criador.

Anônimo disse...

Raramente eu vejo tanta besteira em um só lugar...PARABENS !!!

Anônimo disse...

Com relação ao sangue...pq vcs aceitam transfusão de sangue já que Deus também proibe o uso do sangue? Não comer sangue é o mesmo q nao aplicar no corpo. Se um médico manda um paciente parar de beber bebida alcoólica,poderia esse paciente injetar álcool no seu corpo invez de beber? Claro q não! Abster de sangue significa não fazer uso do sangue de forma alguma. Deixar de comer algo é fácil, quero ver ao passar por uma situação que envolve viver ou morrer, como por exemplo numa cirurgia que precise de sangue a pessoa escolher ser leal obediente a Deus. Pense nisso.

rosa disse...

Conclusão, vou regressar para minha casa 🏡 porque lá posso adquirir produtos naturais e alimentação saudável sem a necessidade de infringir a dieta alimentar e principalmente, viver com a possibilidade de me livrar de tudo industrializado.

rosa disse...

Conclusão, vou regressar para minha casa 🏡 porque lá posso adquirir produtos naturais e alimentação saudável sem a necessidade de infringir a dieta alimentar e principalmente, viver com a possibilidade de me livrar de tudo industrializado.