sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Dicas Naturais Para Prevenção do Stress

EXERCÍCIO FÍSICO diário (do tipo aeróbico, que aumenta a freqüência cardio-respiratória) , ideal ao acordar. Tempo: 1 hora ( caminhada, natação ou ciclismo ). O exercício físico, quando feito diariamente, aumenta a produção de betaendorfina e encefalinas, opiáceos naturais que dão sensação de bem-estar e disposição, combate a dor, melhoram o aprendizado e o vigor.
SONO IDEAL - horário máximo para dormir: 22 horas. A parte mais nobre do sono acontece entre as 23:00 horas e 3:00 horas da manhã. Máximo para acordar: 6 horas. Após esse horário, aumenta o sono REM, que é o sono de sonhar, desvitalizador e depressivo. Não dormir durante o dia ou aos fins de semana, pois esse sono, ao invés de descansar, cansa. Evitar atividades excitantes (esportes, TV, telefonemas, discussões) 1 hora antes de dormir, dando preferência a atividades relaxantes (música, relaxamento, etc). À noite, quanto mais escuro e silencioso o ambiente, melhor o sono. Mas, logo pela manhã, a claridade é essencial.
EXPOSIÇÃO À LUZ SOLAR do início da manhã ou final da tarde, que promove aumento da produção de melatonina, substância reguladora do ciclo sono/vigília e do humor humano. Repouso de 40 minutos após o almoço para quebrar o ciclo bifásico sono/vigília.
BANHO DE MORNO A FRIO PELA MANHÃ, promovendo melhoria no despertar pelo choque térmico, ou banho quente à noite, que provoca vasodilatação, ajudando a relaxar e facilitando a conciliação do sono.
EVITAR EXCESSO DE INFORMAÇÕES do tipo: TV, jornais, revistas, rádio, etc. O excesso de estímulo fotoelétrico, provocado por grande exposição às telas, é excitante e causa stress cerebral. Além da ênfase negativista das informações, há risco de vício de informação. Ler mais de dois jornais ou assistir a mais de dois telejornais por dia aumentam a irritabilidade e a agressividade. Ter maior disponibilidade de tempo para relacionamentos familiares e sociais.
BUSCA DE ATIVIDADES profissionais, esportivas, encontros e reuniões que constituam momentos de PRAZER, que é o combustível da vida. Busca ambientes abertos (praças, paisagens onde existam mata, montanha, rio, mar, lagoa, etc.) para descanso. Ambientes fechados e atividades em apartamentos ( TV, computador, vídeo-games, sons altos, etc.) são estressantes e viciam (tecnofilia).
INVESTIR EM LAZER nos finais de semana, férias, etc., saindo da rotina casa/trabalho como meio de resgatar a tranqüilidade. Lazer é fundamental e se faz com criatividade, buscando novidades. Para as férias, o tempo mínimo é de 21 dias - 15 dias não são suficientes para descansar, pois não há quebra-do ciclo de trabalho e já ocorrem preocupações com o retorno. Por outro lado, o tempo máximo para as férias é de 45 dias -com mais de 6 semanas, perde-se o ritmo anterior de trabalho e há a possibilidade de aversão ao retorno.
EVITAR MUITA EXPOSIÇÃO À AMBIENTAÇÃO ARTIFICIAL ( ar condicionado, carpetes, vidro fumê, luz diurna artificial, etc.), pois comprovou-se que esse tipo de ambiente provoca desgaste físico e psicológico, irritação, problemas alérgicos, infecções das vias aéreas, dor de cabeça, stress e até depressão.
INVESTIR EM HOBBIES (tipo costura, pintura, jardinagem, etc.), desviando o pensamento de preocupações rotineiras, melhorando o relaxamento.
APÓS AS 18 HORAS, evitar alimentos pesados, jantar, carnes vermelhas, frituras, etc., que prejudicam o aprofundamento e as fases do sono, causam pesadelos, fazendo com que o sono seja insatisfatório. Depois desse horário, dar preferência para lanches leves, sopas, massas, etc.
USO DE VITAMINA C (2 g/dia - ex: Cebion, Redoxon ou suco de laranja e acerola) e vitamina E(400 mg/dia - ex: Ephynal ou vitaminas E 400 Mg importadas), diariamente após exercício físico.
EVITAR ALIMENTOS DO TIPO guaraná em pó, ginseng, catuaba, que são excitantes e interferem na qualidade do sono. Apesar de aumentarem a vitalidade, desencadeiam quadros ansiosos e depressivos.
NÃO USAR ANFETAMINAS (remédios para emagrecer) que dão irritabilidade, insônia, agressividade e depressão. Mesmo a espirulina, usada em fórmulas homeopáticas, é depressora para algumas pessoas.
NÃO USAR BEBIDA ALCOÓLICA. Principalmente no início do tratamento com antidepressivos ! Após essa fase, caso use, no máximo uma vez por semana e, de preferência, fermentados(cerveja, vinho, champanhe. Mas o ideal seria não beber! Após o efeito excitante e desinibidor, a bebida alcoólica produz depressão em nível bioquímico cerebral. O intervalo de uma semana entre uso de bebidas permite o reajuste das funções bioelétricas e bioquímicas do cérebro.
NÃO FUMAR. Além dos prejuízos pulmonares e cardiovasculares, a nicotina está ligada a modificações no humor, tais como ansiedade e depressão.
ELIMINAR CAFEÍNA: café, refrigerantes em geral (principalmente coca e pepsi), chocolates e derivados do cacau, chá-mate ou preto. A cafeína provoca hiperatividade cerebral, altera as fases do sono, causa irritabilidade e stress.
USO FREQÜENTE DE FOLHAS VERDES, como couve, alface e outras, pois elas contêm o Tryptofano, substância fundamental para a produção de neurotransmissor cerebral, a serotonina que regula humor, pensamento e ação.
BEBER NO MÍNIMO 2 LITROS DE ÁGUA POR DIA, evitando a desidratação celular que provoca stress em nível cerebral. Viu só? Existe saída sim! Um último lembrete: na relação corpo-alma, cérebro-mente, fica claro que é fundamental harmonizar as três energias essenciais do ser humano/ pensar, sentir, agir. Como pensamento traço meus sonhos, o sentimento (afeto) dou cor, calor e emoção a esses sonhos e metas, e com a ação (força de vontade) transformo sonhos em realidades. Falar nisso, se você se identificou com a 1ª tribo (ecológica, criativa, afetiva, etc.), o que está fazendo em grandes cidades? E você da 2ª tribo (organizado, executivo, agitado, etc.), adora cidade, não é? Perdeu tempo lendo este manual, se não resolveu mudar seu ritmo alucinante de vida. A vida é isso: quando novo, imagino sonhos; quando adulto, os construo; quando idoso (e sábio), haverei de morar dentro desses sonhos. Mas: cuidado! Existem os que nunca sonham, os que nunca constroem, e aqueles que se esquecem de morar e usufruir. Que Deus nos ilumine e nos dê uma 2ª chance! Amém.
Fonte: Dr. Adami A. Gabriel, psicólogo e pastor. Atualmente em doutoramento na “Texas School of Professional Psychology” at Argosy University/Dallas, USA
http://planeta.terra.com.br/saude/Adami/

Nenhum comentário: