sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Guia da menopausa

Não dá para escapar: a menopausa é uma fase natural pelo qual todas as mulheres vão passar. Ela representa a parada de funcionamento dos ovários. Eles deixam de produzir dois hormônios importantes para a saúda feminina, o estrógeno e a progesterona, é declarada quando a mulher completou um ano inteiro sem menstruar e chega, hoje em dia, por volta dos 45 e dos 55 anos de idade - embora algumas delas entrem na menopausa a partir dos 40 sem que isso seja um problema.É verdade que nessa fase a ala feminina precisa conviver com uma série de sintomas nada agradáveis. Em maior ou menor intensidade, elas precisam lidar com ondas de calor, suores noturnos, insônia, falta de libido, irritabilidade, ressencamento vaginal, dor durante o sexo, diminuição da concentração e da memória e, por essas e outras, pode até ter depressão. Haja paciência! Mas se procurarem tratamento e se tiverem buscado qualidade de vida antes de chegar nesse período, dá sim para espantar todo drama que muita gente faz sobre o assunto. Afinal, a menopausa também é uma chance de repensar prioridades, corrigir algumas falhas e seguir fortalecida.
Pensando em tudo isso, o Guia da Semana reuniu um time de médicos e formulou 15 perguntas para explicar um pouco mais sobre esse (outro) momento só delas.
1. Que exames são recomendados para quem está entrando na menopausa?
Um exame clínico, com análise dos sintomas, junto com o seu médico. Além disso, dosagem hormonal com a contagem de colesterol e uma glicemia sanguínea. A mamografia deve ser anual depois dos 50 anos e não se pode esquecer o papanicolau. A densitometria óssea já pode ser feita, já que nessa fase há perda óssea.
2. A menopausa pode levar à depressão? Como?
Como a administração de estrogênio acaba atrapalhando a atividade da serotonina (substância cerebral relacionada ao bem-estar) e de diversos outros neurotransmissores do Sistema Nervoso Central, as mulheres sofrem alterações significativas de humor (particularmente tristeza, fadiga, desânimo, ansiedade e irritação). Elas ainda precisam lidar com um momento da vida em que passam por situações estressantes, como divórcio, viuvez, preocupações com o próprio futuro, além de conflitos com a auto-imagem. Em casos de intensa baixa auto-estima por todos esses fatores, é indicado procurar imediatamente a orientação de um psiquiatra para saber se tem depressão.
3. Como a menopausa afeta a vida sexual da mulher e como superar esse problema?
A mulher nota ligeiras diferenças na região genital, como prurido leve, menos lubrificação e desconforto durante a relação sexual. Como se não bastasse, outros sintomas desse período, como sudorese noturna, dificuldade com o sono e diminuição da auto-estima podem contribuir para piorar uma libido já diminuída. Esse problema pode ser minimizado com a manutenção de um corpo saudável, maior concentração nas carícias preliminares, prática de fantasias sexuais, além de exercícios focalizados nas sensações e no estímulo sexual. Uso de lubrificantes ou de hormônios também são válidos.
4. Por que, durante a menopausa, a mulher sofre com alterações na distribuição da gordura corporal e como ela pode resolver esse problema?
O declínio no nível dos hormônios femininos provoca uma mudança nas formas do corpo, com maior acúmulo de gorduras na região da cintura do que no quadril e nas nádegas. E embora seja importante se habituar às modificações da idade, os médicos aconselham a não deixar que isso fique fora do controle (devido à elevação nos riscos de doenças cardíacas, hipertensão e alguns tipos de câncer). Uma maneira eficaz e segura de perder peso e manter as formas é fazer algumas mudanças nos hábitos alimentares, com preferência por alimentos menos calóricos, juntamente com um aumento no nível de atividades físicas.
5. Quais são os principais problemas dermatológicos que ela sofre e como atenuá-los?
A pele torna-se mais fina e seca, com perda de elasticidade e flexibilidade. Há um maior surgimento de rugas, vincos e microvarizes (pequenos vasos que se rompem com facilidade), os cabelos podem ficar mais ásperos e finos e as unhas também mais ásperas. Com as mudanças hormonais, ainda pode haver aumento de acne e penugem no rosto. A principal dica para atenuar essas mudanças e proteger-se de doenças da pele é alimentar-se corretamente, com líquidos para hidratação do corpo e da pele, frutas e legumes (fonte de minerais, vitaminas e antioxidantes), derivados da soja (fitohormônios), fibras e peixes ricos em ácidos graxos ômega-3 (salmão, sardinha e cavalinha). Cuidados específicos podem ser tomados com a orientação de um dermatologista e o uso de filtro solar é sempre indicado. Outro procedimento importante é não fumar. O cigarro influi de forma drástica na qualidade da pele.
6. É importante que as mulheres pratiquem exercícios físicos nesse período e quais atividades são mais indicadas?
É fundamental! O hormônio feminino estrógeno é um grande protetor dos ossos. Com a queda significativa no nível desse aliado, as mulheres perdem a proteção natural que tinham antes da menopausa. Além disso, as atividades físicas são importantes para o coração - vale lembrar que o metabolismo das gorduras também se altera nessa fase. Por isso, os médicos indicam a busca tanto de exercícios aeróbicos (caminhada ou bicicleta, por exemplo) quanto dos musculares (para atenuar a perda da massa magra do corpo). Faça pelo menos uma hora de atividades físicas por dia e, se possível, experimente também atividades relaxantes como ioga e pilates, para amenizar as alterações de humor.
7. Por que a menopausa desencadeia ou piora a incontinência urinária? Como reverter esse quadro?
Isso acontece devido ao afinamento do revestimento da região genital, da uretra e da bexiga, além do gradual enfraquecimento da musculatura pélvica que ocorre com a queda dos hormônios femininos e com o passar dos anos. Há diferentes alternativas para tratar a incontinência urinária a depender do caso, como prática de exercícios específicos, fisioterapia, estimulação elétrica, utilização de medicamentos ou cirurgia.
Fonte: www.guiadasemana.com.br

Distúrbios do Sono

Especialistas em sono identificaram mais de cem diferentes distúrbios no sono que vão desde problemas menores até alguns que podem atentar seriamente contra a saúde.
Polissonografia: exame detalhado para descobrir os distúrbios do sono.
Passar uma noite num hospital cheia de fios pendurados pelo corpo e sendo observada o tempo todo. Parece coisa de Reality Show. Mas na verdade é a polissonografia, exame detalhado para descobrir os distúrbios do sono.
Este exame é realizado em laboratórios do sono. Os profissionais fazem de tudo para tornar o ambiente agradável: o colchão é confortável, pode-se controlar a temperatura, a iluminação e ainda é possível levar o seu próprio travesseiro. Assim, começa um exame capaz de detectar nada menos do que 87 distúrbios do sono.
A polissonografia detecta os seguintes distúrbios:
Ronco
Apnéia
Bruxismo
Narcolepsia
Síndrome das pernas inquietas
Parassonias
Sonambulismo
Os distúrbios mais comuns são os seguintes:
Ronco
Uma em cada oito pessoas ronca e os homens são mais propensos a ele do que as mulheres. De costas, a língua cai sobre a garganta e bloqueia o ar. Na realidade, quem ronca dorme mais placidamente. Mas, com certeza, seu eventual acompanhante não. Se o seu companheiro ronca, faça com que ele durma de lado ou que eleve sua cabeça apoiando-a sobre mais de um travesseiro. Outra sugestão é colocar dois calços de 10 cm nos pés da cama, para incliná-la um pouco, colocando a cabeça num nível mais alto que o corpo.
Apnéia:O ronco prolongado e sonoro pode ser um alarme que indica a proximidade de um problema potencialmente fatal. A pessoa com apnéia crônica durante o sono deixa de respirar por períodos de até dois minutos, dezenas de vezes em uma noite. A causa pode ser uma via respiratória obstruída ou uma interrupção de sinais nervosos entre o cérebro e o diafragma. A apnéia é perigosa, pois falta ao cérebro oxigênio necessário para o seu correto funcionamento. Sessenta por cento dos homens com mais de 50 anos sofrem de apnéia, que causa diminuição de atenção, concentração e memória. A obesidade aumenta o risco de tê-la e torna-se muito perigosa em pessoas com pressão arterial alta. Durante a apnéia, o indivíduo tem pequenos despertares que interrompem o sono, prejudicando o descanso.
Bruxismo: Mais de 20% dos homens, mulheres e crianças rangem os dentes de forma inconsciente durante o sono. Algumas vezes o problema pode ser dental, mas na maioria das vezes é um problema nervoso. Há um método muito simples que vem causando satisfação para mais de 75% das pessoas afetadas por este distúrbio, quando praticado por um período de três semanas. Durante o dia, deve-se contrair as mandíbulas por um lapso de 5 a 10 segundos, para depois relaxá-las outros 5 segundos. A operação deve ser realizada dez vezes por dia. Existem também moldes plásticos confeccionados por dentistas que preservarão os dentes e evitarão ruídos.
Narcolepsia: Sonolência diurna excessiva com tendência a dormir em horas inapropriadas. De origem genética, a doença pode estar associada a outros distúrbios do sono.
Síndrome das pernas inquietas: Movimento irresistível dos membros inferiores, acompanhado de sensações de arrastamento das pernas.
Parassonias: São decorrentes da ativação do sistema nervoso central. As mais comuns são despertar confusional, terror noturno e sonambulismo.
Sonambolismo: Manifesta-se quando se caminha ou se fala dormindo. Três por cento dos adultos, sem distinção de sexo, caminham dormindo regularmente. Quinze por cento das crianças entre 6 e 12 anos (a maioria delas do sexo masculino) caminharam ao menos uma vez quando dormiam e 6% delas o fazem uma vez por semana. Este distúrbio apresenta-se durante a fase de sono mais profundo e um mal-funcionamento cerebral leva o indivíduo de um estado de inconsciência a uma zona de despertar psicológico parcial. Está demonstrado que o sonambulismo tem causa genética, assim como os pesadelos noturnos e a transpiração copiosa. Uma em cada cinco pessoas fala dormindo e isto produz-se durante a fase mais leve do sono. Não se produz uma conversa com sentido, mas sim palavras soltas e respostas sem sentido.
Fonte: Manual do Sono

Dicas Naturais Para Prevenção do Stress

EXERCÍCIO FÍSICO diário (do tipo aeróbico, que aumenta a freqüência cardio-respiratória) , ideal ao acordar. Tempo: 1 hora ( caminhada, natação ou ciclismo ). O exercício físico, quando feito diariamente, aumenta a produção de betaendorfina e encefalinas, opiáceos naturais que dão sensação de bem-estar e disposição, combate a dor, melhoram o aprendizado e o vigor.
SONO IDEAL - horário máximo para dormir: 22 horas. A parte mais nobre do sono acontece entre as 23:00 horas e 3:00 horas da manhã. Máximo para acordar: 6 horas. Após esse horário, aumenta o sono REM, que é o sono de sonhar, desvitalizador e depressivo. Não dormir durante o dia ou aos fins de semana, pois esse sono, ao invés de descansar, cansa. Evitar atividades excitantes (esportes, TV, telefonemas, discussões) 1 hora antes de dormir, dando preferência a atividades relaxantes (música, relaxamento, etc). À noite, quanto mais escuro e silencioso o ambiente, melhor o sono. Mas, logo pela manhã, a claridade é essencial.
EXPOSIÇÃO À LUZ SOLAR do início da manhã ou final da tarde, que promove aumento da produção de melatonina, substância reguladora do ciclo sono/vigília e do humor humano. Repouso de 40 minutos após o almoço para quebrar o ciclo bifásico sono/vigília.
BANHO DE MORNO A FRIO PELA MANHÃ, promovendo melhoria no despertar pelo choque térmico, ou banho quente à noite, que provoca vasodilatação, ajudando a relaxar e facilitando a conciliação do sono.
EVITAR EXCESSO DE INFORMAÇÕES do tipo: TV, jornais, revistas, rádio, etc. O excesso de estímulo fotoelétrico, provocado por grande exposição às telas, é excitante e causa stress cerebral. Além da ênfase negativista das informações, há risco de vício de informação. Ler mais de dois jornais ou assistir a mais de dois telejornais por dia aumentam a irritabilidade e a agressividade. Ter maior disponibilidade de tempo para relacionamentos familiares e sociais.
BUSCA DE ATIVIDADES profissionais, esportivas, encontros e reuniões que constituam momentos de PRAZER, que é o combustível da vida. Busca ambientes abertos (praças, paisagens onde existam mata, montanha, rio, mar, lagoa, etc.) para descanso. Ambientes fechados e atividades em apartamentos ( TV, computador, vídeo-games, sons altos, etc.) são estressantes e viciam (tecnofilia).
INVESTIR EM LAZER nos finais de semana, férias, etc., saindo da rotina casa/trabalho como meio de resgatar a tranqüilidade. Lazer é fundamental e se faz com criatividade, buscando novidades. Para as férias, o tempo mínimo é de 21 dias - 15 dias não são suficientes para descansar, pois não há quebra-do ciclo de trabalho e já ocorrem preocupações com o retorno. Por outro lado, o tempo máximo para as férias é de 45 dias -com mais de 6 semanas, perde-se o ritmo anterior de trabalho e há a possibilidade de aversão ao retorno.
EVITAR MUITA EXPOSIÇÃO À AMBIENTAÇÃO ARTIFICIAL ( ar condicionado, carpetes, vidro fumê, luz diurna artificial, etc.), pois comprovou-se que esse tipo de ambiente provoca desgaste físico e psicológico, irritação, problemas alérgicos, infecções das vias aéreas, dor de cabeça, stress e até depressão.
INVESTIR EM HOBBIES (tipo costura, pintura, jardinagem, etc.), desviando o pensamento de preocupações rotineiras, melhorando o relaxamento.
APÓS AS 18 HORAS, evitar alimentos pesados, jantar, carnes vermelhas, frituras, etc., que prejudicam o aprofundamento e as fases do sono, causam pesadelos, fazendo com que o sono seja insatisfatório. Depois desse horário, dar preferência para lanches leves, sopas, massas, etc.
USO DE VITAMINA C (2 g/dia - ex: Cebion, Redoxon ou suco de laranja e acerola) e vitamina E(400 mg/dia - ex: Ephynal ou vitaminas E 400 Mg importadas), diariamente após exercício físico.
EVITAR ALIMENTOS DO TIPO guaraná em pó, ginseng, catuaba, que são excitantes e interferem na qualidade do sono. Apesar de aumentarem a vitalidade, desencadeiam quadros ansiosos e depressivos.
NÃO USAR ANFETAMINAS (remédios para emagrecer) que dão irritabilidade, insônia, agressividade e depressão. Mesmo a espirulina, usada em fórmulas homeopáticas, é depressora para algumas pessoas.
NÃO USAR BEBIDA ALCOÓLICA. Principalmente no início do tratamento com antidepressivos ! Após essa fase, caso use, no máximo uma vez por semana e, de preferência, fermentados(cerveja, vinho, champanhe. Mas o ideal seria não beber! Após o efeito excitante e desinibidor, a bebida alcoólica produz depressão em nível bioquímico cerebral. O intervalo de uma semana entre uso de bebidas permite o reajuste das funções bioelétricas e bioquímicas do cérebro.
NÃO FUMAR. Além dos prejuízos pulmonares e cardiovasculares, a nicotina está ligada a modificações no humor, tais como ansiedade e depressão.
ELIMINAR CAFEÍNA: café, refrigerantes em geral (principalmente coca e pepsi), chocolates e derivados do cacau, chá-mate ou preto. A cafeína provoca hiperatividade cerebral, altera as fases do sono, causa irritabilidade e stress.
USO FREQÜENTE DE FOLHAS VERDES, como couve, alface e outras, pois elas contêm o Tryptofano, substância fundamental para a produção de neurotransmissor cerebral, a serotonina que regula humor, pensamento e ação.
BEBER NO MÍNIMO 2 LITROS DE ÁGUA POR DIA, evitando a desidratação celular que provoca stress em nível cerebral. Viu só? Existe saída sim! Um último lembrete: na relação corpo-alma, cérebro-mente, fica claro que é fundamental harmonizar as três energias essenciais do ser humano/ pensar, sentir, agir. Como pensamento traço meus sonhos, o sentimento (afeto) dou cor, calor e emoção a esses sonhos e metas, e com a ação (força de vontade) transformo sonhos em realidades. Falar nisso, se você se identificou com a 1ª tribo (ecológica, criativa, afetiva, etc.), o que está fazendo em grandes cidades? E você da 2ª tribo (organizado, executivo, agitado, etc.), adora cidade, não é? Perdeu tempo lendo este manual, se não resolveu mudar seu ritmo alucinante de vida. A vida é isso: quando novo, imagino sonhos; quando adulto, os construo; quando idoso (e sábio), haverei de morar dentro desses sonhos. Mas: cuidado! Existem os que nunca sonham, os que nunca constroem, e aqueles que se esquecem de morar e usufruir. Que Deus nos ilumine e nos dê uma 2ª chance! Amém.
Fonte: Dr. Adami A. Gabriel, psicólogo e pastor. Atualmente em doutoramento na “Texas School of Professional Psychology” at Argosy University/Dallas, USA
http://planeta.terra.com.br/saude/Adami/

Dez dicas para evitar o câncer

Estimativas feitas na década de 1980 por dois respeitados epidemiologistas ingleses, os Drs. Richard Doll e Richard Peto, mostraram que o fumo e a dieta respondem - cada um - por 30 a 35% do risco de uma pessoa ter câncer. Isso significa que escolher hábitos de vida mais saudáveis pode reduzir em até 70% suas chances de desenvolver um tumor maligno.
Partindo desta premissa e com base nas evidências científicas mais recentes, relacionei para você 10 dicas comprovadamente eficazes para evitar o Câncer:
FAÇA EXAMES MÉDICOS PERIÓDICOS: Não fique tentando descobrir sozinho(a) o que pode dar errado. Conte com seu médico para saber os tipos de exames preventivos que devem ser feitos. Estes exames podem variar de acordo com a presença de alguns fatores de risco específicos da sua família.
CUIDADO COM SUBSTÂNCIAS PERIGOSAS: produtos químicos presentes em alguns pesticidas e sprays podem aumentar o risco para câncer. Alimentos industrializados ou muito processados também podem ser perigosos. A exposição repetida e prolongada a gasolina, diesel, arsênico, berílio, cloreto de vinil, cromados, gás mostarda e certos éteres podem resultar em vários tipos de câncer.
NÃO FUME: e por falar em substâncias químicas perigosas... Fumar é a causa número 1 de várias doenças evitáveis, tais como câncer nos pulmões, infecções das vias respiratórias, problemas cardíacos e centenas de outros distúrbios. Faça todo esforço possível para largar o cigarro – e passe esta iniciativa adiante.
EVITE CONSUMIR BEBIDAS ALCOÓLICAS: o consumo regular de bebidas alcoólicas (mais de duas doses por dia, todos os dias) aumenta o risco para cânceres na cavidade oral, na garganta e no esôfago.
MANTENHA-SE NA FAIXA DE PESO IDEAL: a Obesidade aumenta o risco para câncer nas mamas, no intestino grosso e na próstata.
LEVE UMA ALIMENTAÇAO RICA EM NUTRIENTES E POBRE EM CALORIAS: dietas pobres em fibras e ricas em gorduras aumentam o risco para câncer no intestino grosso, na próstata, nas mamas, nos ovários e no útero. Defumados e conservas também aumentam seu risco. Dê preferência para frutas, legumes, cereais integrais e peixes.
USE SUPLEMENTOS NUTRICIONAIS: frutas, vegetais e cereais integrais ricos em carotenóides, vitamina A e vitamina C ajudam a proteger contra cânceres nos pulmões, no intestino grosso, nas mamas, na cavidade oral, no esôfago, no estômago, no pâncreas, no colo do útero e nos ovários.
PRATIQUE EXERCÍCIOS REGULARMENTE: os exercícios melhoram a oxigenação dos órgãos e tecidos, removem radicais livres e ajudam a manter o peso ideal, além de promoverem um bem estar tremendo, graças à liberação de endorfinas e outros neurotransmissores ‘do bem’.
APRENDA A LIDAR COM O ESTRESSE: a fúria, a ansiedade e outros distúrbios relacionados ao estresse diminuem o nível de proteção geral do organismo, abrindo caminho para uma série de doenças, inclusive o câncer.
TENHA UMA ATITUDE POSITIVA: sua vida é um tesouro raro, inigualável. Conscientize-se disso e você verá como é simples seguir o que foi dito até aqui.
Fonte: Alessandro Loiola é médico, escritor e palestrante, autor dos livros “Vida e Saúde da Criança” e “Crianças em forma: saúde na balança”. Atualmente reside e clinica em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Mau hálito: chegue mais perto!

O que é?
Só mesmo a mãe ou o melhor amigo são capazes de revelar ao desavisado que ele sofre de mau hálito. Na hora, o embaraço é enorme. A sensação é de isolamento total. Os dados estatísticos, porém, provam que 20% a 30% das pessoas sofrem de halitose crônica.É causado por bactérias bucais, responsáveis pela liberação de gases de enxofre e, conseqüentemente, pelo mau cheiro. Nem sempre o gosto amargo, que às vezes surge na boca, é sinal de mau hálito. Quase todas as pessoas têm um mau hálito passageiro.
Pode ser ao acordar, após um longo período sem ingerir alimentos ou líquidos ou depois de comer temperos fortes.
Causas:
§A falta de atividade bucal, causada por longos períodos em jejum, típica de quem faz uma dieta desmedida, pode aumentar a quantidade de bactérias da boca.
§A ausência de saliva, provocada por alguns remédios de uso constante, como calmantes, também contribui.
§O estresse emocional pode gerar o distúrbio.
§A atividade física intensa.
§Secreção nasal na base da língua.
§Higiene bucal precária, cáries, doenças da gengiva, limpeza incorreta de dentaduras e aparelhos removíveis.
§Problemas respiratórios, amigdalites, sinusites.
§Problemas de estômago e de intestinos.
§Diabetes (hálito cetônico).
Tratamento
Geralmente é possível acabar com o mau hálito de três a quatro semanas. O tratamento inclui, entre outras recomendações:
§Restaurar os dentes cariados, tratar as infecções gengivais;
§Fazer a higiene bucal (dentes, língua) e das próteses corretamente;
§Aumentar do fluxo salivar, usando spray, gel, bochecho ou remédios;
§Beber bastante água;
§Realizar bochechos para combater os gases de enxofre;
§Solucionar os problemas respiratórios, estomacais e intestinais;
§Tratar as amigdalites;
§Controlar o diabetes;
§Controlar o estresse emocional.
§Usar disfarces, como chicletes e balas não resolvem o problema, principalmente se for crônico.
Fonte: Alda Marta de Oliveira é Cirurgiã Dentista, atua em Areado - MG.

Dez passos para uma alimentação saudável

1- Faça pelo menos 3 refeições (café da manhã, almoço e jantar) e 2 lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições.
2- Inclua diariamente 6 porções do grupo do cereais(arroz, milho, trigo pães e massas), tubérculos como as batatas e raízes como a mandioca/macaxeira/aipim nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural.
3- Coma diariamente pelo menos 3 porções de legumes e verduras como par te das refeições e 3 porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.
4- Coma feijão com arroz todos os dias ou , pelo menos, 5 vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde.
5- Consuma diariamente 3 porções de leite e derivados e 1 porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis!
6- Consuma, no máximo, 1 porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina. Fique atento aos rótulos dos alimentos e escolha aqueles com menores quantidades de gorduras trans.
7- Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas como regra da alimentação.
8- Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa. Evite consumir alimentos industrializados com muito sal (sódio) como hambúrguer , charque, salsicha, lingüiça, presunto, salgadinhos, conservas de vegetais, sopas, molhos e temperos prontos.
9- Beba pelo menos 2 litros (6 a 8 copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.
10-Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo. Mantenha o peso dentro de limites saudáveis.
Fonte: Fonte: Sistema Conselhos Federal e Regionais de Nutricionistas

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

A Comida que Deus Recomenda

A ciência confirma o que Deus recomenda.
Confirmadíssimo: os vegetais afastam a ameaça de vários tumores. Sem contar que, ao incrementar as porções de frutas e hortaliças no prato, sobra literalmente menos espaço para a gordura e ela tem tudo a ver com o surgimento da doença.
Não tire conclusões precipitadas: os alimentos destas páginas não são milagrosos. Mas a ciência da nutrição, que investiga sua ação anticancerígena, constata que eles de fato têm efeito preventivo. “Vários levantamentos estatísticos apontam, e não é de hoje,(Ver livros do Espírito de Profecia) que nas pessoas habituadas a devorar vegetais os casos de câncer são mais raros”, garante o gastrenterologista Dan Linetzky Waitzberg, professor da Universidade de São Paulo. Mas, na hora do ver para crer, isso só era observado em tubos de ensaio, nos chamados testes in vitro. Só agora é que os pesquisadores passaram a enxergar o mecanismo antitumor de vários nutrientes dentro de organismos vivos no caso, cobaias. É um belo avanço.
Na Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, por exemplo, concluiu-se que o sulforafane, presente na família dos crucíferos couves, brócolis, repolhos, é capaz de brecar o avanço do câncer colorretal em animais de laboratório. Já em Taiwan, cientistas da Universidade Nacional Chung Hsing testaram o licopeno em animais, nos quais provocaram de propósito um câncer de fígado igual ao que acomete os seres humanos. O resultado? O pigmento que dá o tom vermelho ao tomate e a frutas como a goiaba simplesmente barrou a temida metástase, ou seja, impediu que as células malignas se espalhassem pelo corpo.
A essa altura, você deve estar se perguntando: por que certos nutrientes funcionam contra um tipo específico de tumor mas são praticamente inertes contra outros? Nem os cientistas têm respostas prontas, embora arrisquem algumas hipóteses. Uma delas é a facilidade de alguns tecidos para acumular determinadas substâncias, criando verdadeiras reservas. É o caso do licopeno, o tal pigmento vermelho dos vegetais. Os pesquisadores notam que ele tem uma afinidade especial com os tecidos da próstata e das mamas, ficando concentrado bem ali, enquanto passa depressa por outras partes do corpo talvez sem o tempo necessário para agir. O resveratrol da uva e do vinho, por sua vez, tende a ficar no plasma do sangue e nos tecidos do sistema urinário. Já compostos fenólicos, como o allium, que está na cebola, no alho e na cebolinha, fariam escala no estômago e no intestino, atuando em diferentes etapas do processo que leva ao câncer nesses órgãos. No entanto, não movem uma palha contra tumores em outras regiões.
Pode parecer confuso e é.
Não tente decorar quanto deve comer disso ou daquilo, como se a travessa à mesa fosse um vidro de remédio. O grande mérito de tantas pesquisas é ensinar aos médicos, inclusive que um cardápio adequado (leia-se bem colorido também) pode prevenir 30% dos casos de câncer, incluídos aí tumores de boca, laringe, faringe, estômago e intestino, muito freqüentes na população brasileira. Já é um feito e tanto se a gente pensar que, não faz muito tempo assim, ninguém achava que havia um caminho seguro para prevenir essa doença muito menos desconfiava que ele estaria no prato. “Hoje se tem clareza da importância de comer frutas, verduras, legumes e peixes, limitando ao mesmo tempo as porções de carnes vermelhas, sal e embutidos”, resume Dan Linetzky Waitzberg. Segundo Sueli Couto, nutricionista do Instituto Nacional de Câncer, o Inca, sediado no Rio de Janeiro, a questão não é quantidade de vegetais, mas regularidade. “Tem de comer sempre”, declara. “No mínimo, cinco porções diárias, preferindo sempre grãos integrais aos refinados.”Do mesmo modo que sobram evidências de que vitaminas, minerais, fibras e outras substâncias presentes em frutas e hortaliças podem barrar o avanço de tantos tipos de tumor, há provas suficientes para incriminar o álcool, os embutidos e as gorduras, especialmente as das carnes vermelhas. Estas ressalve-se têm também seu lado bom, fornecendo proteínas de excelente qualidade, ferro, zinco e vitaminas B12. Não se trata, portanto, de bani-las do menu. “A recomendação é reduzir a ingestão para duas porções semanais”, diz Sueli Couto, do Inca. Ela, no entanto, insiste: “Pior do que comer carne sempre, é não comer salada nunca”.
Além de repletas de substâncias protetoras, as saladas tornam a refeição mais light. E, embora não haja consenso em torno do assunto, a gordura corporal vem sendo examinada com desconfiança. O peso extra, dizem cientistas como os que observaram isso em ratos, na Universidade do Texas, nos Estados Unidos contribui para reações inflamatórias dentro do organismo. Até há pouco tempo, essas reações só eram associadas a doenças cardiovasculares. “Hoje se sabe que elas podem aumentar em 30% as chances de um câncer aparecer”, afirma Alfredo Halpern. Portanto, a melhor dieta anticâncer é aquela leve, bem leve.
Vai um suplemento aí?
Diga não se você adota uma dieta balanceada. A menos, claro, que um médico ou um nutricionista recomende, avaliando bem os seus hábitos à mesa. Sem esse olhar, você corre o risco de engolir, em cápsulas, altas doses de um nutriente em detrimento de outros. E isso, por sua vez, pode acabar com o balanceamento das substâncias protetoras no organismo. Ou seja, você fica sem escudo contra o câncer.
SINAL VERDE
Ele se acende principalmente para alimentos cheios de fibras e substâncias antioxidantes
CÂNCER DE PRÓSTATA
A abóbora, lado a lado com a cenoura, é famosa pela concentração de betacaroteno. Afirmar que essa substância protege contra os tão (mal) falados radicais livres não é chover no molhado. Ela ajuda mesmo a restaurar o DNA de células danificadas por agentes químicos, físicos ou biológicos. Quando o dano no material genético de nossas células acontece, abre-se o caminho para a reprodução desenfreada de exemplares defeituosos eis o câncer. É possível que o betacaroteno aja positivamente contra muitos tipos de tumor, mas um trabalho recente da respeitadíssima Universidade de São Paulo avalizou suas benesses especificamente para a glândula masculina. Outros estudos apontam que o tomate, o feijão, a lentilha, a ervilha, as uvas vermelhas, as amoras e a soja também reforçam as defesas dos homens contra esse câncer mas, aí, tudo o que a ciência conhece é a relação entre o hábito de comê-los e o aparecimento mais raro dessa doença, sem entender direito qual seria a relação direta.
CÂNCER COLORRETAL
Cientistas da Universidade de Nova Jersey, nos Estados Unidos, provaram que é possível reduzir um câncer colorretal já existente consumindo verduras crucíferas, como a couve-manteiga e sua prima couve-flor. Fazem ainda parte da família o repolho e os brócolis. Os pesquisadores viram essa redução com os próprios olhos ao menos em ratos. E atribuem o efeito a um componente desses vegetais chamado sulforafane. “Outra pesquisa com 520 mil europeus apontou uma queda de 40% no risco dessa doença entre aqueles que não deixavam faltar no prato, uma vez ao dia, pelo menos uma dessas crucíferas”, relata Benedito Mauro Rossi, oncologista do Hospital do Câncer, em São Paulo. O efeito do sulforafane, aliás, parece potencializado à medida que aumentam os teores de fibras no cardápio, quando comemos outras folhas, como rúcula ou espinafre, e desfrutamos, por exemplo, de uma laranja como sobremesa.
CÂNCER DE MAMA
As fibras, abundantes na melancia, por exemplo, são poderosas contra esse tipo de tumor. Uma das explicações é que elas passam mais lentamente pelo aparelho digestório, o que aumenta a saciedade e, por tabela, diminui a vontade de cair de boca em açúcares e gorduras. O risco de quilos a mais, assim, despenca. “O excesso de peso tem ligação estreita com o aparecimento da doença nas glândulas mamárias, sobretudo em mulheres que já passaram pela menopausa”, afi rma o endocrinologista Alfredo Halpern, do Hospital das Clínicas de São Paulo. Entre outros motivos porque, quando há muita gordura, o corpo tem matéria-prima à vontade para fabricar hormônios que alimentam o tumor. Bem, se as frutas da dieta têm muitas fibras e ainda por cima são vermelhas como a melancia do nosso exemplo, tanto melhor. O consumo regular de licopeno, o pigmento vegetal dessa cor, anda cada vez mais associado à baixa incidência desse câncer.
Também são fortes os sinais de que os polifenóis estão ligados à proteção das mamas. Daí a recomendação dos cientistas de que as mulheres consumam toda semana suas fontes uvas vermelhas, amora, morango, cereja, vinho tinto... Quanto às isoflavonas, célebres componentes da soja, elas também atuam pra valer contra esse tumor. Na última década, diversos estudos, feitos sobretudo com populações orientais, confirmaram o elo entre o alto consumo do grão e a baixa incidência de câncer de mama e atenção de próstata também!SINAL VERMELHO
Pode parar o primeiro e diminuir os outros! Álcool, sal, carne vermelha e embutidos estão fortemente relacionados a vários tipos de tumor.
BEBIDA ALCOÓLICA
Diversos estudos associam álcool ao câncer de boca, esôfago, fígado, reto e, muito possivelmente, ao de mama também. As evidências tornaram-se mais fortes dos anos 1990 para cá. Os cientistas ainda estão pesquisando como o álcool causa a doença. No caso do aparelho digestivo, fi ca mais claro: a agressão é por meio do contato direto com as mucosas. De um jeito ou de outro, a bebida alcoólica danifica o DNA, aumentando as chances de surgirem células malignas.
SAL EM EXCESSO
Ele já carrega má fama porque faz o organismo reter mais água do que deveria, contribuindo, assim, para o aumento da pressão arterial. “Só que, ainda por cima, irrita a mucosa do aparelho digestivo de tal maneira que provoca lesões capazes de evoluir para um câncer”, avisa Sueli Couto. Segundo ela, só afastar o saleiro da mesa não basta. Lembre-se de que a maior concentração do sal está nos alimentos industrializados. Então, evite ao máximo molhos, condimentos, macarrões instantâneos e comida pronta em geral. Prefira, de longe, as preparações caseiras.
FUJA DOS EMBUTIDOS
Salsicha, salame, presunto e mortadela — outras armadilhas armadas no prato — são, de longe, os maiores vilões. Não bastasse serem produzidos com carnes vermelhas geralmente muito gordas, ainda levam na fórmula aditivos químicos chamados nitratos, que, no estômago, podem se transformar em nitritos. Estes, por sua vez, se convertem em nitrosaminas, verdadeiros agentes cancerígenos, perigosos sobretudo para o estômago e o esôfago. E atenção: até as carnes brancas perdem suas vantagens nutricionais quando transformadas em embutido. “Como recebem os tais nitritos e são defumadas, também se tornam nocivas”, alerta Benedito Mauro Rossi, oncologista do Hospital do Câncer, em São Paulo.
LIMITE AS CARNES VERMELHAS
E não estamos falando apenas da suculenta picanha. Carne de porco deve ser totalmente evitada e as processadas, como hambúrguer devem ser limitadas a duas porções semanais. Nos outros dias, coma peixes e aves. O problema é a gordura saturada que por si só já é um ingrediente cancerígeno e substâncias que lhe dão cor, como o ferro-heme, ou ferro orgânico, aquele mesmo que combate a anemia. Pesquisas americanas associam sua ingestão excessiva ao aparecimento do câncer colorretal. Quando a carne é esturricada na grelha ou na frigideira, o perigo aumenta. Há uma reação química nesse processo que libera outras substâncias cancerígenas bem naquela casquinha escura e crocante.
Todo esse material vem confirmar o que nosso Deus nos vem dizendo ano após ano desde o Éden através da Bíblia e do Espírito de profecia, que uma alimentação rica em frutas, vegetais e grãos nos trás saúde e fortalescendo nosso corpo e mente.
Fonte: Blog Estilo de Vida de Emerson Nolasco.

Bebidas como Coca-Cola mancham os dentes

Entenda por que algumas bebidas podem tornar o seu sorriso amarelado e saiba como minimizar esse problemaBasta tomar um café, uma cevada, coca-cola ou comer uma salada de beterrabas que pigmentos presentes na bebida ou na hortaliça logo, logo impregnam a superfície dos dentes. Com o tempo e uma higiene bucal incorreta, a tinta dá origem a manchas na dentição ou escurece literalmente o sorriso.
Qualquer comida dotada de pigmentação intensa pode provocar essa chateação. “Molhos de soja, refrigerantes à base de cola e sucos coloridos artificialmente estão entre os que mais mancham”, afirma o dentista carioca Alexandre Cardoso, da Sociedade Brasileira de Reabilitação Oral. “Quando o esmalte dentário já se encontra mais desgastado, surgem microporos que permitem a deposição de pigmentos sobre os dentes”, explica Cardoso. Assim, a idade ou o péssimo hábito de exagerar nos doces podem contribuir para o surgimento desses buraquinhos que patrocinam esse atentado à estética.
Para minimizar o problema, o especialista recomenda fazer bochechos com água logo após a ingestão de certos alimentos e bebidas. Isso ajuda a eliminar o excesso de substâncias capazes de tingir os dentes. Mais tarde, porém, não deixe de investir na escova e no fio dental para garantir a limpeza completa. Lembre-se apenas de que, depois de ingerir algo ácido e rico em pigmentos o melhor a fazer é esperar cerca de uma hora para realizar a escovação. Dessa forma, evita-se um maior desgaste do esmalte que protege os dentes.
Há também quem desconfie que vegetais aparentemente inofensivos, como a alface, já abrigariam substâncias que povoam de manchinhas a dentição. “Mas isso não se compara ao risco oferecido pelo café”, compara Cardoso. O problema dessa bebida, assim como a coca-cola é que seus amantes a degustam o dia inteiro. E é improvável que, a cada gole, corram ao banheiro para lavar a boca. Não por acaso, quem mantém esse costume por anos e anos fica com os dentes amarelos ou até enegrecidos. O conselho, portanto, é maneirar no seu consumo e enxaguar a boca sempre depois de saboreá-lo. O mesmo recado vale para os outros refrigerantes que, além de cheios de corantes, são ácidos e danificam o esmalte dental.
Não é preciso excluir alimentos que marcam presença no seu cardápio, sobretudo os saudáveis como a beterraba. O fundamental é higienizar os dentes após as refeições inclusive depois do lanche da tarde e conservá-los firmes e fortes para afastar de manchas a encrencas mais sérias. E, claro, não deixe de visitar o dentista a cada seis meses.
Fonte: Blog Estilo de Vida de Émerson Nolasco.